Seminário de Implantação do Núcleo Comum da Uema inicia atividades

Por em 29 de abril de 2014

Na manhã desta terça-feira (29), o auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen) foi palco da abertura do Seminário de Implantação do Núcleo Comum dos Cursos de Graduação da Uema, que reuniu gestores, diretores de Centro, diretores de Curso e professores da instituição.

A solenidade de abertura foi presidida pelo vice-reitor Gustavo Pereira Costa, e contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; do presidente da Comissão de Elaboração e Implantação do Núcleo Comum da Uema, Francisco Granjeiro; da professora Graça Nery, representando o pró-reitor de Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; do pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; e da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins.

O Seminário de Implantação visa promover o debate sobre o Núcleo Comum da Uema (NC), enfatizando os seguintes pontos: a forma de abordagem em sala de aula, dos conteúdos das disciplinas do NC; Avaliação e discussão dos programas das disciplinas do NC; e a Forma de avaliação dos alunos em disciplinas do NC.

Durante a cerimônia de abertura, o professor Gustavo Costa enalteceu a iniciativa da realização do Seminário. “Essas medidas que visam à melhoria qualitativa do ensino-aprendizagem e do processo em nível de formação, passam por uma compreensão daqueles que fizeram esse trabalho. A vocês, cabe gerir efetivamente essas implementações, que haverão de ser feitas gradativamente”, pontuou.

Gustavo destacou, ainda, a importância do debate levantado durante o Seminário: “Nós temos como missão na universidade, atualizar permanentemente os nossos projetos pedagógicos, revisar os nossos conteúdos e repensar sobre os nossos sistemas de avaliação e métodos. E tudo isso, diz respeito ao que vamos discutir durante o Seminário de Implantação”.

Em sua fala, a pró-reitora Maria Auxiliadora, agradeceu a presença e a participação de todos os envolvidos, destacando que “O Núcleo Comum já é uma realidade no Cecen e, como percebemos que houve muitos ganhos com essa iniciativa, queremos estender essa ação para todos os nossos centros”, pontuou.

Maria Auxiliadora acrescentou, ainda, que durante os dois dias de atividades, serão realizados mesas redondas, palestras e lançamento de livros, visando prestar esclarecimentos sobre as ações referentes ao Núcleo Comum.

Ainda durante a manhã, a diretora do Cecen, Andrea Araújo, apresentou a palestra “O Núcleo Comum do Cecen”, em que abordou as experiências acumuladas e os resultados obtidos com a implantação do Núcleo. “O nosso desafio era pedagógico. Hoje, estamos bem próximos à Pró-Reitoria de Graduação, dialogando e buscando respostas para nossas inquietudes. Com isso, avançamos muito, com passos firmes, fortes e bem orientados”, frisou a professora.

O presidente da Comissão de Elaboração e Implantação do Núcleo Comum da Uema, Francisco Granjeiro, também falou da experiência do Núcleo no Cecen. “O Objetivo do Núcleo é otimizar a utilização do tempo do docente em sala de aula, fazer com que o professor, mesmo dando menos aula, atenda muito mais alunos, o que é, até mesmo, uma questão de justiça social. Mas não é só isso, o NC propicia, também, que haja troca de saber, de experiência, entre docentes e discentes”.

Durante a tarde, a programação do Seminário de Implantação continua com mesas de discussão, palestras e lançamento de livros, no auditório do Cecen.