Uema homenageia bibliotecários

Por em 15 de abril de 2014

Diariamente a informação e o conhecimento circulam em bibliotecas. São escritos livros, revistas, jornais, teses e dissertações. São gravados discos, produzidos filmes e documentários. Nesse universo infinito e sempre crescente de textos um personagem é o responsável por zelar pela cultura escrita, pelos saberes que se acumulam em prateleiras, em computadores, em estantes. No silêncio das tarefas diárias de organizar, catalogar e disseminar o conhecimento vertido em textos ou na alegria de compartilhar a cultura com os leitores, mora um profissional da informação, dando ordem ao universo das palavras e dos sentidos: o Bibliotecário.

E é sabendo da importância desse profissional que a Universidade Estadual do Maranhão – Uema, por meio da Biblioteca Paulo Freire do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, homenageou, na tarde do dia 14 de abril, eles, que ajudam a tornar a leitura, ainda, mais mágica.

O momento contou com a presença de vários bibliotecários de IES do Maranhão. Entre elas: UEMA, UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e Instituto Farina, além da Diretora da Biblioteca Central da UEMA, Glória Bayma, e da Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB, Silvelene Evangelista.

“Esse é um momento não só de comemoração, mas também de descontração, interação entre as bibliotecárias de outras IES. Uma forma de apresentar a vocês que o UemaNet também está aberto a todos vocês na troca contínua de informações, de conhecimento”, disse a coordenadora da Biblioteca Paulo Freire, Katia Soares.

A presidente do CRB, Silvelene Evangelista veio ao encontro com novidades. “Nada na Biblioteconomia funciona sem o Bibliotecário. E esse profissional está em falta no mercado. Por isso, estamos, junto com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, tentando trazer o curso de Biblioteconomia para ser ofertado na modalidade a distância. E isso acontecerá em breve, uma vez que o projeto pedagógico do curso já está pronto”, ressaltou ela.

O bibliotecário da UFMA Carlos Wellington Martins parabenizou a Uema pela iniciativa: “É interessante saber que a Uema está abraçando e valorizando esse profissional. Fui tutor no UemaNet e a educação a distância está em constante crescimento. Então, o Bibliotecário tem que conviver com essa realidade e se adequar a ela”.

O coordenador da Assessoria Técnica do Núcleo, Prof.Mauro Carozzo, aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes a estrutura, cursos, distribuição dos polos e forma de funcionamento do mesmo.