Uema realiza II Colóquio Internacional e I Simpósio em História Contemporânea


Por em 7 de abril de 2014



Pensando em contribuir para o debate sobre a natureza dos regimes políticos não democráticos do segundo Pós-Guerra, e suas transformações, o Núcleo de Pesquisa e História Contemporânea (Nupehic/Uema), o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (Lemp/Ufrj), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioespacial – Regional (Ppgdsr – Uema) e o Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (Ppghen/Uema) realizam o II Colóquio Internacional e o I Simpósio em História Contemporânea: o Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades, durante os dias 08, 09, 10 e 11 de abril, no Convento das Mercês-Centro Histórico.

Durante a Cerimônia de Abertura, que acontece na terça-feira (08), às 18h30, no prédio do Curso de História, será realizada uma mesa de debate, com a presença dos pesquisadores: Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa); Virginia Fontes (FIOCRUZ/UFF); Javier Tébar Hurtado (Diretor Arquivo Histórico CCOO – Catalunha); e mediada pelo professor Renato Lemos (UFRJ). Os pesquisadores levantarão discussões sobre a temática central do evento, O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é que sejam lançadas novas luzes sobre as especificidades históricas das regiões norte e nordeste, integrando um balanço da medida em que as transições importaram em rupturas e continuidades com as ditaduras. Assim, o Colóquio contará, também, com apresentações de trabalhos sobre estratégias e mecanismos políticos, modelos econômicos, papel das classes e categoriais sociais, discussões teóricas e historiográficas, conexões entre formas de enfrentamento das atuais crises econômico-financeiras, entre outros.

Para promover o debate, o evento conta, ainda, com Mesas, Simpósios Temáticos, e Lançamento de Livros, durante os quatro dias de atividades. Toda a programação pode ser consultada no site do evento: http://www.nupehic.net/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75



Últimas Postagens