Uema recebe professores de Viana para capacitação em cartografia

Por em 11 de abril de 2014

Com o objetivo de trocar conhecimentos acerca do ensino da geografia para alunos de ensino básico, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu, nesta sexta-feira (11), um grupo de 20 professores do município de Viana, na Oficina de Formação em Metodologia para o Ensino da Geografia, ministrada pela professora Íris Porto, do Departamento de História e Geografia.

O encontro, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana, tem como foco o aperfeiçoamento dos docentes em cartografia, com a elaboração de mapas e construção de maquetes, para melhor compreensão dos alunos durante as aulas sobre relevo.

Durante todo o dia, os professores puderam debater sobre o processo de aprendizagem e práticas de ensino, bem como suas experiências em sala de aula.

“O que a gente observa é que muitos professores sentem dificuldade em trabalhar essa parte da disciplina em sala de aula. O objetivo é trazer os professores para essa capacitação e, se possível, dar continuidade ao trabalho em outras áreas da Geografia”, explica o professor representante do grupo, Miguel Coelho, supervisor Municipal de Geografia.

“É importante entender que nós, professores, precisamos sair da sala de aula, levar o aluno ao campo, sem nos prendermos somente à teoria”, ressaltou a professor Íris Porto, propondo a utilização de métodos que permitam que o estudante visualize de perto o que é abordado no ambiente escolar. A elaboração de maquetes também é uma forma de incentivar a criatividade e curiosidade dos alunos, assim como possibilitar o conhecimento concreto da teoria.

A professora acrescenta, ainda, que o domínio pleno do conteúdo é fundamental: “Só media a aprendizagem quem sabe o conteúdo que está ensinando, assim como as perguntas periféricas que irão surgir a partir dele. Claro que iremos aprender com o aluno, mas sobre sua vivência, sua forma de ver; no entanto, temos o dever de dominar o conteúdo sistematizado para lhe apresentar”, afirma.