Uema, Ufma e Ifma debatem sobre Inovação e Tecnologia durante Workshop


Por em 25 de abril de 2014



Durante os dias 24 a 26 de abril, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) debaterão sobre a temática Tecnologia. A discussão é fruto do III Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia, que acontece na Cidade Universitária do Bacanga.

A solenidade de abertura do evento foi realizada na manhã de hoje (24), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Estiveram presentes, o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Uema, Willian da Silva Cardoso que, na ocasião, representava o reitor José Augusto Oliveira; o reitor Natalino Salgado Filho; o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, Jorge Mário Campagnolo; a presidente da Fapema, Rosane Guerra; a coordenadora do evento, Gilvanda Nunes (Ufma); a pró-reitora em exercício de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifma, Cleone das Dores Campos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufma, Fernando Carvalho Silva; o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Oswaldo Saavedra; e a representante do Sebrae Nacional, Maria de Lourdes Silva.

O Workshop de Inovação e Tecnologia reflete o interesse de se trabalhar localmente o tema Inovação com criatividade e estímulo ao crescimento intelectual e empresarial local, e objetiva levantar temas modernos e úteis à sociedade.

Para o professor Willian Cardoso, discutir sobre Inovação e Tecnologia é de grande importância tanto para a academia quanto para a sociedade. “A Uema tem investido em inovação tecnológica, e esse Workshop é uma oportunidade para que possamos refletir o que está acontecendo na nossa universidade. Precisamos ter uma atuação mais forte, para trazer essa mudança de paradigma e estimular o pesquisador a trabalhar não só a parte acadêmica científica, mas também passar a gerar produtos. Um exemplo disso é o Pibit, que fornece bolsas aos alunos, divulgando e provocando essa mudança”, pontuou.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uema (Nit), Antônio Fernandes Vasconcelos destacou que, para que se alcance resultados tecnológicos, é necessário inovação. “O workshop reúne especialistas em inovação de todo Brasil que vão nos orientar, trocar experiências para que possamos utilizar melhor nosso talento, tanto da Uema como de outras instituições. E, quando essas três instituições de ensino mobilizam essas competências, pode-se gerar mais resultados”.

Na Uema, o Núcleo de Inovação Tecnológica é o responsável por apoiar docentes e pesquisadores da instituição nas etapas de planejamento, elaboração e submissão de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, facilitando também a captação de recursos e a execução dos futuros convênios.

Durante o workshop alunos, docentes e pesquisadores poderão ter acesso a minicursos, palestras e mesas de diálogo que giram em torno da temática da Inovação e Tecnologia. Um destaque da programação é o Bate-papo Tecnológico, que busca difundir a inovação em todos os setores, levantando discussões entre os atores do desenvolvimento, ampliando parcerias.

A programação se estende até o dia 26, na Cidade Universitária do Bacanga. Todas as atividades podem ser consultadas no endereço: http://www.inovacao.ufma.br/

 



Últimas Postagens