Empresa líder mundial em plataforma de diagnóstico molecular móvel ministra palestra na Uema

Por em 28 de maio de 2014

Na última quarta-feira (21), o Centro Multidisciplinar em Biopatologia de Organismos Aquáticos (BOAqua) apresentou, no auditório do Curso de zootecnia, a palestra que demonstrou a plataforma de diagnóstico molecular móvel (conceito lab in a box), proferida pelo dr.  Simon Chung, vice-presidente da empresa GeneReach Biotech Corp. (Taiwan).

Na oportunidade, foi realizado o lançamento/demonstração dos kits de detecção para EMS/AHPNS (agente causador da mortalidade precoce do camarão) e da mini estação de extração automática de ácidos nucleicos (Taco). A plataforma tecnológica móvel de amplificação e detecção de ácidos nucleicos com sonda TaqMan é usada nas linhas Aquicultura (camarões {WSSV, IMNV, IHHNV, NHP-B, YHV, TSV} e peixes),  PetNAD (Canino e felinos), e Pecuária  (bovinos, suínos, avínos e equínos).

As plataformas IQ Plus WSSV Kit with POCKIT System e IQ2000 WSSV Detection and Prevention System que foram demonstradas são registradas pela Organização de Saúde Animal (OIE).

A palestra foi proferida durante a aula dos docentes do programa de pós-graduação em Recursos Aquáticos e Pesca matriculados na disciplina Biopatologia de Organismos Aquáticos. Estiveram presentes, o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Haroldo Gomes Barroso e demais estudantes dos cursos de Pós-graduação em Defesa Sanitária Animal;  Engenharia de Pesca; Biologia; Veterinária e  Zootecnia. Além de professores e pesquisadores interessados em prevenção, monitoramento e investigação de doenças de animais participaram do evento.

A iniciativa faz parte de um esforço de uma série de palestras que vêm sendo ministradas sob coordenação do Centro Multidisciplinar em Biopatologia de Organismos Aquáticos (BOAqua) para aproximar e transferir tecnologia aos docentes, discentes e demais interessados em técnicas avançadas de diagnósticos molecular aplicadas à indústria e à pesquisa acadêmica.

De acordo com o líder do Centro Multidisciplinar, Thales Passos de Andrade, essa é a segunda vez que a Empresa Genereach Biotech Coop realiza um seminário na Uema. “Esta empresa, líder mundial em diagnostico molecular móvel, já vem sendo parceira em nossas pesquisas que são 100% aplicadas ao Estado do Maranhão. É importante citar que a Uema é a primeira instituição brasileira (entre público e privado) a ter acesso e aplicar esta tecnologia no Brasil. Vale também salientar que o centro BOAqua, seguindo o tríade batizado na academia de empenho ao "ensino, pesquisa e extensão" tem procurado transferir a aplicação dessa plataforma tecnológica não só aos estudantes, mas também, a AGED e às demais indústrias no Brasil”, destacou.

Ainda de acordo com o professor Thalles de Andrade, o Centro Multidisciplinar tem realizado diversas palestras aos acadêmicos. “Fizemos palestra de extensão acadêmica para todas as empresas produtoras de pós-larvas, camarões marinhos do Brasil. Em Abril fizemos para clínicas e hospitais veterinários em SP. Em setembro repassaremos para o evento brasileiro de patologistas de organismos aquáticos. Em reunião com o dr. Chung ficou claro que a Genereach espera estabelecer mais colaboradores de pesquisa na Uema”, apontou o professor.