Reitor acompanha comitiva da Abruem em viagem à França

Por em 26 de maio de 2014

O reitor José Augusto Silva Oliveira participa, entre os dias 26 de maio e 07 de junho, da comitiva da Abruem, que viajou para a França na última sexta-feira (23), com o objetivo de buscar novas experiências para serem compartilhadas com as universidades brasileiras.

De acordo com a programação, nesta segunda-feira (26), iniciam-se as atividades em Paris, onde os gestores permanecerão até o dia 01 de junho. Na cidade-Luz, a comitiva visitará as instituições: Universidade Pierre et Marie Curie  (UPMC – Sorbonne Universités); CIEP, Centro internacional de estudos pedagógicos, Campus France, La Grange aux Belles, Salle du Conseil; Universidade Paris-Sorbonne (Paris 4), Escola superior do ensino e da educação (ESPE); entre outros.

PARIS

A capital da França tem uma atmosfera que exala glamour, beleza, história, arte, cultura e gastronomia bem peculiares em seus 20 distritos, os chamados “arrondissements”. Cortada ao meio pelo Rio Sena, Paris brilha como um dos destinos mais visitados do mundo em qualquer época do ano.

Em seguida, os integrantes da comitiva irão para as cidades de Clermont-Ferrand e Toulouse.

CLERMONT-FERRAND é uma cidade com mais de 2000 anos de história, mas somente no principio do século XX é que tem realmente aparecido na vida econômica francesa, graças à indústria dos pneus da empresa mundialmente conhecida Michelin.

Além de oferecer trabalho na indústria, no comércio, e nos serviços, oferece também a possibilidade de um ensino de alta qualidade com duas grandes universidades: a Université d'Auvergne (Clermont I) e a université Blaise-Pascal (Clermont 2).

É um polo universitário que faz de Clermont-Ferrand a 16ª cidade francesa em matéria de ensino, com cerca de 40000 estudantes. A cidade possui um aeroporto, que se situa na comunidade de Aulnat. É uma cidade com uma cultura riquíssima e com monumentos diversos, como a catedral Notre-Dame-de-l'Assomption e a basílica românica de Notre-Dame-du-Port.

TOULOUSE – O nome desta cidade deu origem aos nomes das localidades de Tolosa, em Portugal e Tolosa, na Espanha. Ela é chamada a cidade rosa em razão da cor do principal material de construção tradicionallocal.

A população da cidade aumenta principalmente graças a um saldo migratório muito positivo, a um posicionamento geográfico interessante (clima, montanha, mar) e a uma reputação e imagem bastante positiva (qualidade de vida, variação das formações profissionais e universitárias, posicionamento socioeconômico das indústrias e dos serviços tais a aeronáutica, o espaço e eletrônica).