Reitor participa da abertura da Reunião do CNE em São Luís


Por em 5 de maio de 2014



O reitor José Augusto Silva Oliveira participou, ontem (5), da abertura da Reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE), no salão de eventos do Hotel Luzeiros – Ponta D’areia, feita oficialmente pelo ministro de Educação, José Henrique Paim.

A solenidade contou, ainda, com a presença do secretário de Estado da Educação, João Bernando Bringel, representando a governadora Roseana Sarney e do presidente do CNE, José Fernandes Lima, assim também como outras de autoridades políticas e educacionais maranhenses e brasileiras. Entre os temas em pauta a serem discutidos até quinta-feira (8), quando será encerrada a reunião, estão o direito à escolarização e educação profissional de adolescentes e jovens, em sistemas socioeducativos.

De acordo com o secretário Bringel, a reunião do Conselho no Maranhão dá oportunidade ao Estado de refletir seus próprios números e de compor um portfólio nacional dos problemas de educação.

Para o presidente do CNE, José Fernandes de Lima, a reunião demonstra o reconhecimento do MEC ao trabalho que vem sendo desenvolvido no estado. “Hoje, o Maranhão é considerado referência em planejamento estratégico das ações em educação, fruto da parceria desenvolvida com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da construção do Plano Estadual de Educação, por intermédio das 28 Conferências Intermunicipais e da Conferência Estadual de Educação, realizadas em 2013″, afirmou.

Durante a abertura da Reunião, o ministro Paim, que falou sobre “Os desafios e as perspectivas para a melhoria da educação brasileira”, fez questão de enfatizar as dificuldades, mas também os avanços da educação no Brasil. 

Para esta terça-feira (6), está programado diálogo com autoridades públicas e especialistas sobre o regime de colaboração e o fortalecimento do Sistema Nacional de Educação. Entre eles estão representantes da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC); das comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; do Ministério Público e da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Câmara Municipal de São Luís; e dos fóruns nacional, estadual e municipal de Educação.

Na quarta-feira (7), conselheiros da Câmara de Educação Básica do CNE vão debater a importância das habilidades não cognitivas no sucesso escolar e os padrões mínimos de qualidade de ensino, buscando, com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), iniciativas para o aprimoramento do ensino médio brasileiro. Já os conselheiros da Câmara de Educação Superior vão discutir as políticas e a gestão da educação com representantes de universidades, instituições, conselhos, associações e fóruns regionais.

Para encerrar a rodada de palestras, a Câmara de Educação Básica debaterá, na quinta-feira (8), o direito à escolarização e educação profissional de adolescentes e jovens em sistemas socioeducativos, que orientam e executam medidas a quem é atribuída à prática de ato infracional.

A Reunião do Conselho Nacional de Educação tem como tema “Diálogo: o PNE e a Construção do Sistema Nacional de Educação”,e é uma promoção do MEC em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEE) e das secretarias estadual e municipais de Educação.



Últimas Postagens