Representantes da Uema participam de capacitação em Florianópolis

Por em 6 de maio de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, participou, de 28 a 30 de abril, da Capacitação para uso do novo Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil.

O momento aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis. As representantes da universidade foi a gerente do sistema SAAS, Kátia Almeida, e a administradora Suely Falcão.

O SAAS é um Sistema de Acompanhamento e Avaliação da Rede e-Tec Brasil. É uma ferramenta utilizada para apoiar o processo de avaliação dos três FOCOS – Cursos, Polos e Disciplinas – na Rede e-Tec.

“É um sistema que tem sido utilizado desde 2012 com o objetivo de apoiar a gestão dos cursos a partir da avaliação feita por estudantes, professores, tutores e coordenadores, pelos profissionais e instituições que ofertam os cursos técnicos a distância. Também serve para que a coordenação do e-Tec possa fazer a gestão nacional baseada nas políticas definidas para o ensino técnico profissionalizante na modalidade a distância”, disse Kátia Almeida, gerente do sistema SAAS na Universidade Estadual do Maranhão.

De acordo com a administradora do sistema, Suely Falcão, o SAAS é trabalhoso. “Demanda o cadastro de todos os dados relativos aos cursos, coordenadores de polo e curso, tutores presenciais e a distância, alunos e módulos de disciplinas. Contudo, é uma ferramenta útil e imprescindível que possibilita a identificação das potencialidades e fragilidades da oferta de cursos e polos da nossa Instituição”, destacou.

Na oportunidade, esteve presente o representante do MEC Cleanto César Gonçalves, que é coordenador da Rede e-Tec Brasil, bem como os demais gerentes do sistema representando seus estados: São Paulo, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Goiás, Pernambuco, Tocantins, dentre outros.