Uema discute expansão do ensino superior e formação de professores na Reunião do CNE

Por em 8 de maio de 2014

No segundo dia de debate da Reunião Anual do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizado na última terça-feira (07), no Hotel Luzeiros, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) integrou as discussões acerca da implementação do Plano Nacional de Educação no Ensino Superior do estado do Maranhão.

Representando a Uema, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira, e a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andréa Azevedo compuseram a mesa de diálogo, que contou ainda com representantes do CNE e de instituições de ensino superior e pesquisa do estado.

Estiveram presentes também o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Porfírio Candanedo Guerra, a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, e o professor José Fernando Bezerra, assistente do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Com o tema “O PNE e a construção do Sistema Nacional de Educação”, o diálogo aborda os problemas para a implementação do Plano Nacional de Educação, tanto no ensino básico quanto no superior.

De acordo com o conselheiro do CNE, Luis Khoury, a proposta é desenvolver um trabalho em áreas sensíveis da educação superior, considerando o papel do Conselho, de ordenar políticas públicas direcionadas à educação em todos os níveis: “O Ensino Superior do país apresenta perspectivas futuras de expansão e de abrangência da qualidade, especialmente no que diz respeito à oferta, que visa o atendimento adequado à sociedade. Assim, temos comissões que estudam marcos legais para estabelecer parâmetros dentro de pontos específicos do Ensino Superior, como a educação à distância, a pós-graduação, a revalidação de diplomas obtidos no exterior, dentre outras questões pertinentes a esse universo”, explicou.

Dentre os problemas apontados para a efetivação do ensino superior no estado do Maranhão, está a dificuldade de fixação de professores nas cidades do interior, bem como carência de profissionais de magistério.

“Hoje, a Uema conta com 25 centros e 22 campi, cremos que seja uma das instituições de ensino superior com maior índice de interiorização. Temos programas especiais, como o UemaNet e o Programa Darcy Ribeiro, que, junto aos cursos regulares da Universidade, somam cerca de 30 mil alunos matriculados. Também enfrentamos o problema em reter professores nos centros do interior, e trabalhamos para que seja suprida essa necessidade de mais docentes qualificados nesses locais, para que possamos cumprir a qualidade que tanto almejamos”, destaca Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, pró-reitora de Graduação da Uema.

Uma das alternativas oferecidas pela Universidade Estadual do Maranhão para enfrentamento deste problema é a aposta em programas de formação docente, como o Darcy Ribeiro, desenvolvido desde 2009. O programa enfoca a formação de professores, especialmente nas áreas de ciências, em cidades do interior do estado que não possuem polos de instituições de ensino superior: “Por meio do Programa, a Uema está presente em 43 localidades em que o acesso ao conhecimento é dificultado. É um esforço que a Universidade tem feito para minimizar essa carência de professores no estado, principalmente nas disciplinas da educação básica, como física, matemática e química”, pontuou Andrea Azevedo, coordenadora geral do Darcy Ribeiro.

Reunião do CNE – Realizada entre os dias 05 e 08 de maio, em São Luís, a reunião anual do Conselho Nacional de Educação (CNE) tem o objetivo de discutir questões pertinentes à educação nas esferas local e nacional.

• Últimas Postagens