Uema participa de II Seminário Literário da FMRB

Por em 6 de maio de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participa, por meio do Programa Darcy Ribeiro, do II Seminário Literário da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), que acontece nos dias 5 e 6, na sede da FMRB.

Na manhã de ontem (5), durante a abertura do evento, estiveram presentes a chefe da Casa Civil e presidente da FMRB, Anna Graziella Costa; a superintendente de Educação Básica da Seduc, Lucinete Fernandes Vilanova; a coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo e o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar.

Com o tema "Tendências Contemporâneas em Literatura e História", o Seminário Literário tem como homenageado o poeta maranhense Ferreira Gullar e conta com apresentações de palestras, mesas redondas e trabalhos acadêmicos.

Na oportunidade, a professora Andrea Azevedo saudou os participantes, elogiou realização da FMRB e destacou que a Universidade se sente muito honrada em participar de um evento desta natureza “Nós, enquanto Uema, estaremos contribuindo com os trabalhos que estão sendo apresentados pelos alunos do Programa Darcy Ribeiro, que se fazem presentes apresentando trabalhos científicos produzidos no âmbito da Universidade no interior do estado.

Vários alunos dos pólos de Pinheiro, Esperantinópoles, Arari e Viana participam do Seminário apresentando trabalhos científicos, bem como professores da Instituição, que apresentarão palestras.

Ana Graziella destacou a importância do seminário e o valor do homenageado para a literatura brasileira, Ferreira Gullar, considerado um grande poeta da atualidade.

“Foi o poeta Gullar que afirmou ‘Este é o mundo em que vivemos, banal e delirante, mas onde se torna cada dia mais clara a necessidade de despertar e cultivar o que há de humano no homem’, mais do que conhecimento, eventos como esse tem como a nobre finalidade, desperta a humanidade, a sensibilidade de cada um, nesses tempos de brutalidade e de valores equivocados”, declarou Ana Graziella.

Desfeita a mesa diretora, a professora Jeane Sousa da Silva, do Curso de Letras da Uema, foi convidada para apresentar a palestra “Ferreira Gullar, o tradutor”, na qual buscou apresentar aos estudantes uma face não tão divulgada do artista, que já traduziu obras como “Dom Quixote de La Mancha” (de Miguel de Cervantes) e, mais recentemente, “O Pequeno Príncipe” (Sant-Exupéry).