Uema participa de mais uma edição do Equinox na França

Por em 29 de maio de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, participa, mais uma vez, do Atelier Internacional de Criação Urbana Equinox, que acontece este ano em Paris – França.

O evento, que teve início dia 26, reúne estudantes e professores de diferentes nacionalidades. Assim como a Uema, participam do Equinox, as universidades Paris-Est Marne-la-Vallée, que é a instituição anfitriã, e a Universidade La Sapienza, de Roma.

Dentre o grupo de enviados à França em missão científica cultural, está o reitor José Augusto Oliveira; a presidente da Fapema, Rosane Nassar Guerra; o professor Alex Oliveira, coordenador do projeto Equinox na Uema; as professoras do Curso de Arquitetuera e Urbanismo da Uema,  Grete Pflueger, Fabíola Aguiar, Marluce Venâncio, Ingrid Braga e Márcia Marques; além de um grupo formado por 15 alunos também do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema.

A quinta versão do Atelier se estenderá até 7 de Junho. Na oportunidade, os acadêmicos brasileiros, franceses e italianos das três universidades envolvidas somam talentos para elaboração de projetos dedicados à inovação urbana, a serem aplicados em uma cidade da Região Francesa de Paris-île de France, contando com a orientação de seus respectivos professores.

Um dos principais objetivos da atividade é possibilitar o intercâmbio de métodos de diagnósticos urbanos integrados e de procedimentos científicos na criação de projetos urbanos estratégicos de longo prazo, entre os alunos.

Sobre o projeto

O Atelier Internacional de Criação Urbana teve início em 2008, quando os departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e de Engenharia Urbana da Universidade de Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV), motivados pela realização do Ano da França no Brasil em 2009, organizaram para esta ocasião um evento de caráter bilateral chamado de atelier Franco Brasileiro Equinox. Um atelier pensado como laboratório dedicado à inovação urbana, como momento de experimentação.

Com este entendimento foram realizadas duas versões com estudantes franceses e brasileiros, um em 2009, na cidade de São Luís e outro em 2010, na França, que elaborou projetos para a cidade de Mont de Marsan. Em 2011, foi realizada a terceira versão, com o intuito de aprofundar a metodologia e o caráter científico da experiência. Nessa ocasião, também foi oportuna a necessidade de ampliação do leque de parceiros, sendo convidados professores e pesquisadores de outras universidades do Brasil, da França e da Itália.

Em 2012, realizou-se em São Luís, a maior versão do Equinox que, na ocasião, passou a trabalhar com cinco universidades participantes, formando um mbloco de 12 grupos de projetos urbanos, com uma comissão pedagógica formada 15 professores das IES presentes. Estas iniciativas consolidam a principal missão do Atelier, que é mostrar como uma atividade projetual focada na fase de concepção, precisamente na de criação, pode ser usada para o debate de ideias, utopias, mas, sobretudo para o enriquecimento do espectro de propostas projetuais para resolver os agudos problemas da habitação social, da mobilidade urbana e do desenvolvimento sustentável nas nossas cidades.

Também é oportuno frisar que durante esses anos, o Equinox teve como parceira de primeira hora a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que apoiou todas as edições.