Uema participa de reunião com o Governo do Estado e Iphan

Por em 16 de maio de 2014

Nesta sexta-feira (16), o reitor José Augusto Silva Oliveira, representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou de uma reunião com o Governo do Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para início das obras de revitalização do patrimônio arquitetônico do estado, por meio do PAC Cidades Históricas.

A OS inclui a restauração do prédio que ampliará o espaço que abriga o Curso de História da universidade, assim como os cursos de pós-graduação nesta área. O imóvel, que também sediará a Editora da Uema (EdUema), fica localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, e receberá um investimento de R$ 2,6 milhões.

INRC-Na ocasião, também foi apresentando o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) das cidades de Rosário, Santa Rita e Bacabeira, elaborado sob a consultoria das professoras Pflueger e Rose Panet.

O inventário é um mapeamento e registro das manifestações culturais e artísticas de um povo, e tem como objetivo reconhecer e fortalecer a identidade cultural de determinadas comunidades, como forma de garantir a memória.

O estudo contém informações históricas e culturais de comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas do Itapecuru-Mirim, bem como o modo de vida baseado na agricultura familiar, pesca e extrativismo vegetal. O inventário também apresenta a arquitetura religiosa colonial e eclética, assim como as manifestações culturais através das danças do coco e o tambor de crioula, entre outras. Por intermédio do inventário cultural, se reconhece o papel da comunidade como agente principal de suas práticas culturais e perpetuação do seu saber e consequentemente sua valorização.

O resultado do mapeamento vai ser disponibilizado para todas as escolas dos três municípios inventariados.  Acompanham a publicação dois DVDs, sendo o primeiro, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e o segundo o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).