Uema recepciona alunos da Fundação Bradesco

Por em 24 de maio de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na manhã dessa última sexta-feira (23), 140 alunos do 3º ano do ensino médio da Fundação Bradesco – da Unidade de Pinheiro, acompanhados pela diretora Maria Fernanda Frohlich, e professores, totalizando um grupo de 156 visitantes.

Estiveram presentes na oportunidade, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Cunha, a assessora da Reitoria, Maura Cléia de Araújo, diretores de Centros: Andréa de Araújo (Cecen), Jorge Passinho (CCT), José Antônio Carvalho (CCSA), Francisca Neide (CCA), além de diretores de cursos e demais professores.

A visita teve como objetivo levar aos alunos do ensino médio uma visão geral e detalhada sobre os diversos cursos de formação profissional de nível superior. A parceria entre as instituições nasceu a partir da Metodologia OPEE (Orientação Profissional de Empregabilidade e Empreendedorismo para o Ensino Fundamental), desenvolvida pelo Psicoterapeuta Leo Fraiman da Fundação Bradesco Nacional, é um processo que visa aproximar o aluno do seu futuro profissional, fazendo com que eles conheçam as instituições de ensino superior dentro do Estado e os cursos que estas oferecem, facilitando, assim, a decisão na escolha da carreira profissional a ser seguida.

Em seu segundo ano de aplicabilidade, mudanças já puderam ser sentidas. Para a orientadora pedagógica educacional, professora Rosenilde Araújo dos Santos o envolvimento do aluno aumenta. “Houve um incentivo, houve um desejo maior do aluno em buscar essas informações e transformá-las em projetos de vida. Em almejar mudar sua realidade, a realidade das suas famílias”, afirmou a professora.

A primeira parada dentro da Universidade foi no auditório do prédio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), onde foram recepcionados pela professora Maria Auxiliadora. Em sua fala, a pró-reitora enfatizou que a universidade desde agora já está a disposição dos alunos do ensino médio e que ao participarem desta atividade, os alunos da Fundação Bradesco evitam o transtorno de desistir do curso acadêmico no meio da sua caminhada, o que atrasa a entrada no mercado de trabalho de muitos jovens.

De acordo com o estudante Israel Lucas Pereira Silva, da Fundação Bradesco, esse ainda é um momento de pesar na balança qual é melhor caminho a seguir, que para ele ainda é um impasse, cursar Direito ou Engenharia Elétrica, é a questão.

“Um evento como esse abre as portas para o universo desconhecido, mas que queremos viver, nos poupará de perder cinco ou seis anos da vida de arrependimento, por escolher algo que não gostamos de fazer, então aqui conhecemos antes para que possamos trabalhar com prazer no futuro”, ponderou Israel.

Os alunos receberam brindes com kits informativos sobre a Uema. Finalizada as apresentações, o grupo de visitantes almoçaram no restaurante universitário e fizeram um tour no Campus Paulo VI, localizado na Capital.