UemaNet realiza I Encontro de Monitores

Por em 20 de maio de 2014

O Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema (UemaNet) realizou, nos dias 15, 16 e 19, o I Encontro de Monitores como forma de capacitar profissionais para atuar na área de monitoramento e acompanhamento dos cursos ofertados pela Uema, na modalidade a distância.

“Todo curso a distância deve primar pela qualidade de atendimento que dispensa a todos os envolvidos em sua proposta, principalmente tutores e alunos. Nesta perspectiva a equipe de Monitoramento e Acompanhamento dos Cursos é responsável direta pelo contato com alunos e tutores, tendo como principal função estabelecer a comunicação eficaz entre eles e buscar engajamento de todos”, explicou a coordenadora de Escolaridade, Isis Maria Monteles, setor que também coordena o trabalho destes profissionais.

Eles, também, têm a função de auxiliar quanto às dificuldades especificas que eles apresentam dentro do ambiente virtual através de telefone, e-mail e visitas in loco, bem como toda e qualquer dificuldade pedagógica e administrativa apresentada por estes. “A ideia é assegurar o alcance dos resultados esperados para os cursos da Uema com a mediação do UemaNet”, destacou Isis.

Para a coordenadora geral do UemaNet, professora Dra. Ilka Serra, o trabalho dos monitores é muito importante. “A intenção com o trabalho desses monitores é prestar um melhor serviço à comunidade acadêmica. Uma forma de diminuir a evasão dos cursos, porque nós da Uema não desistimos da EaD mesmo em meio a tantas dificuldades enfrentadas, porque ela vai até onde as pessoas que nunca imaginaram ter um diploma em mãos. E vê isso acontecer, o brilho nos olhos de cada um, não tem preço. Então, espero a dedicação de todos os monitores nessa luta que é de todos”, destacou ela.

Entre os assuntos que foram discutidos durantes esses três dias estão: o monitoramento e o acompanhamento dos polos, assim como os processos e instrumentos para que isso aconteça; apresentação e treinamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA; e uma webconferência com os coordenadores de polo e coordenadores de curso.

Ao final, os monitores conheceram toda a estrutura e forma de funcionamento do Núcleo.