Epcecen debate sobre Enade durante mesa redonda

Por em 4 de junho de 2014

Durante a manhã de hoje (4), o VIII Encontro Pedagógico do Cecen (Epcecen) reuniu alunos, professores e diretores de cursos no auditório do Curso de Ciências Biológicas para debater sobre o Enade e as Licenciaturas.

A mesa de discussão “2014 – O ano de avaliação das licenciaturas no Enade” contou com a participação da professora Ana Lúcia Cunha Duarte (Defil); do professor Francisco Francineide Granjeiro (Demati); da professora Maria Goretti Cavalcante (Curso de Música); do professor Francisco Nóbrega dos Santos (Agronomia); e da acadêmica Claudinet Oliveira Carvalho, do Curso de Pedagogia.

Durante a mesa redonda, a professora Maria Goretti Cavalcante disse que a responsabilidade no ensino faz parte de uma tríade composta por alunos, professores e diretores de curso. “Cabe ao diretor gerenciar o curso orientando todas as ações pedagógicas e administrativas, além de esclarecer à comunidade acadêmica que o Enade não é apenas uma conferência, mas uma sinalização que pode trazer importantes consequências referenciais para o curso e para a instituição”, afirmou.

Em sua fala, a professora Ana Lúcia Cunha Duarte abordou sobre o contexto histórico do início dos mecanismos de avaliação das IES, destacando que o Enade é apenas um desses componentes de avaliação. A docente também afirmou que o exame completa 10 anos de existência em 2014.

Para a coordenadora científica do evento, Eliane Pinheiro de Sousa, esta oitava edição do Epcecen tem superado as expectativas, no que diz respeito à participação dos alunos. “O número de apresentações de trabalhos superou o do ano passado. Este ano tivemos 38 trabalhos inscritos, com 30 apresentações”, afirmou.

As atividades do Epcecen continuam no turno da tarde, com a mesa redonda “Experiências e práticas nas licenciaturas”, seguida por uma plenária final e uma sessão de homenagens.