Estudantes da Uema, Paris-Est e Sapienza de Roma participam do Equinox na Fraança

Por em 5 de junho de 2014

O Atelier Internacional de Criação Urbana Equinox tem sua origem ligada à experiência vivenciada pela equipe de engenharia urbana da Université Paris-Est Marne-la-Vallée no atelier de criação urbana desenvolvido pela Região Metropolitana Paris Île de France. O atelier parisiense foi criado no contexto de revisão do Plano Diretor Regional pelo governo regional. A ideia dos ateliers surgiu, a partir de diversos desejos, focados na necessidade de compartilhar um processo de elaboração negociada.

Com isso, os ateliers de criação urbana assumem um lugar privilegiado, pois, levam em consideração diferentes formas de urbanidade e de escalas metropolitanas e as confrontam com as visões das futuras gerações de urbanistas, arquitetos e paisagistas.

Em 2014, a 5ª Versão do Equinox está sendo realizada em Paris, com a presença de 15 estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, acompanhados por 5 professores, além da equipe da Sapienza Università di Roma e dos anfitriões. A participação dos brasileiros neste evento, contou com o apoio da Uema e da Fapema.

A equipe brasileira desembarcou em Paris no dia 23 de maio e iniciou os trabalhos realizando visitas técnicas acompanhadas pelos franceses. No dia 26 de maio, no auditório Copérnico do campus da UPEM, houve a abertura oficial do Atelier Internacional de Criação Urbana Equinox. Estiveram presentes o vice-reitor da UPEM, Frédéric Moret, o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, a presidente da Fapema, Rosane Guerra, professores e estudantes, brasileiros, franceses e italianos.

Os trabalhos tiveram início com visita técnica à área de intervenção, Gennevilliers e apresentação dos produtos realizados – construção do conceito de intervenção e plano de ação para o objeto de estudo. Amanhã (6), será apresentada a finalização dos projetos, tendo como banca avaliadora um júri composto pelo Conselho Municipal de Gennevilliers, que elegerá um projeto como vencedor do Workshop.