Estudantes de Engenharia Mecânica desenvolvem turbina a jato educacional

Por em 27 de junho de 2014

O estudante do 7º período do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Kaio Henrique Ferreira Nogueira é autor do projeto de uma turbina a gás educacional como parte de atividades para aperfeiçoamento de conhecimentos na sua área de formação.

“O sistema é turbina tipo ‘draga ar’, trata-se de um sistema de combustão aberto em que a combustão é primeiramente induzida, e com o tempo alcança-se altas temperaturas de tal forma que o combustível (etanol) queima em um ciclo autossustentável, igualmente ao que acontece em motores a jato de aeronaves e industria de transformação. Mais próximo da nossa realidade, devido elevado poder de geração de calor, esta turbina é utilizada na separação do ouro e seus aglutinantes no processo de mineração no Vale do Gurupi, por exemplo”, diz o aluno, que é estudante de Engenharia, Técnico em Metalurgia e Instrutor em cursos de formação técnica.

Os alunos explicam que, além do desenvolvimento de um projeto real, tem-se foco na abordagem dos conceitos das disciplinas básicas de Engenharia de Combustão, trazendo à tona o potencial de desenvolvimento de projetos de Engenharia a nível educacional, tornando acessível o conhecimento de pontos importantes da indústria.

“A idéia é aproximar os futuros profissionais de tecnologia de aplicações reais dos estudos de Engenharia. Por isso, este projeto já faz parte da integralização curricular de cursos técnicos da nossa região, tal como Instituto Florence”, explica João Luis Barros, colaborador do projeto e aluno do 10º período de Engenharia Mecânica.