Fazenda Escola inaugura Viveiro Telado II e homenageia professor da Uema

Por em 25 de junho de 2014

Uma sessão de homenagens marcou, na manhã desta quarta-feira (25), a inauguração do Viveiro Telado II, da Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão. O Viveiro, que recebe o nome “Professor Nivaldo Vilar de Albuquerque”, homenageia o docente por sua importante contribuição dada às Ciências Agrárias da Uema.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; a professora Sônia May de Albuquerque (viúva do professor Nivaldo); a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide; a gerente da Fazenda Escola, Ariadne Enes Rocha; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Valter Canales Sant’Ana; o prefeito de Campus, João Azevedo; o chefe de gabinete da Reitoria, Raimundo Rocha Oliveira; alunos, professores e funcionários.

Em sua fala, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, ressaltou a importância da inauguração do viveiro para a Uema e a homenagem ao professor Nivaldo. “Tenho certeza que todos que militam nesta área do conhecimento e no exercício desta profissão compreendem a importância deste espaço que está sendo inaugurado para os alunos da graduação, da pós-graduação, da extensão, para os servidores e para todos aqueles que poderão usar esse espaço de aprendizado. Isso, por si só, é passar em revista a trajetória de pouco mais de três décadas em que o professor Nivaldo se doou à Uema”.

Na ocasião em que os professores do CCA prestaram homenagens ao professor Nivaldo, falando da sua pessoa como profissional e amigo, a professora Sônia May se mostrou emocionada, e agradeceu à instituição pelo reconhecimento prestado ao seu marido Nivaldo Vilar. “Em nome de todos os nossos familiares agradeço pela lembrança. Não há homenagem melhor a um docente do que dedicar a ele o nome de um projeto de pesquisa que, neste caso, é fundamental para o desempenho das atividades de alunos e professores das Ciências Agrárias”, pontuou.

A diretora do CCA, Francisca Neide Costa, agradeceu à instituição que contribuiu com as novas instalações do espaço de pesquisa. A diretora acrescentou, ainda, que o Viveiro é de grande importância para as atividades dos alunos. “Para o Centro de Ciências Agrárias, estar recebendo uma obra dessa magnitude, é uma enorme satisfação. A Fazenda Escola, a partir desse Viveiro, vai se desenvolver, atendendo às necessidades, não só da Uema, como da sociedade”, reiterou.

Para a gerente da Fazendo Escola, Ariadne Enes Rocha, o Viveiro Telado II vai ser fundamental na ampliação das pesquisas na Uema. “O Viveiro vai ser de extrema funcionalidade no atendimento dos alunos nos seus projetos de monografia, iniciação científica, desenvolvimento de teses e dissertações. A produção do Viveiro vai ter como finalidade o avanço da pesquisa na nossa Universidade”.

Ainda durante a solenidade foi realizado o descerramento da placa e visitação às instalações do Viveiro Telado II “Professor Nivaldo Vilar de Albuquerque”.