Gestores da Abruem visitam Universidade de Clermont-Ferrand na MIU

Por em 3 de junho de 2014

O Consórcio de Universidades de Clermont, criada em 2008, é formada pela Universidade de Alverne, Universidade de Blaise Pascal, Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand, Instituto Frances de Mecânica Avançada e VetAgro Sup.

Na reunião, a delegação brasileira foi recebida pelos presidentes e diretores dos institutos que constituem o consórcio. O encontro teve início com a apresentação feita pelo presidente Alain Martel, que abordou a importância da Universidade de Clermont.

A assessora para Assuntos Internacionais da Universidade de Alverne, Anne Garrait-Bourrier explicou que o consórcio foi firmado para dar maior visibilidade e atratividade para os institutos e universidades existentes na região. Destacou também os excelentes índices obtidos pelas faculdades e cursos nas avaliações externas, realizadas na França. Ela também ressaltou o grande envolvimento da Universidad de Alverne em cooperação internacional.

Na sequência, o presidente da Universidade Blaise Pascal, Mathias Bernard, destacou o potencial da sua instituição, em especial o fato de 14% dos 16 mil alunos serem oriundos de outros países, por meio das parcerias realizadas com o apoio de um centro para aprendizagem da língua francesa.

A Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand faz parte de uma rede chamada Federação Gay Lussac, que reúne 19 escolas em toda a França, especializadas no ensino, pesquisa em química. A diretora da ENSCCF, Reza Djelveh explicou o ciclo de formação dos estudantes em engenharia e outras graduações e pós-graduações.

O diretor do Instituto Frances de Mecânica Avançada – IFMA (www.ifma.fr), Pascal Ray informou que o órgão faz parte, desde 2010, de uma rede de escolas associadas, chamada Institut Mines-Télécom, que se dedica, essencialmente, ao ensino, pesquisa e forte cooperação com as industrias na área mecânica.

Ainda na reunião, o diretor da VetAgro Sup, Etienne Josien apresentou os institutos de Agronomia e Veterinária, e a rede de associadas, que têm o objetivo de formar agrônomos, veterinários e outras profissionais para atuarem na área rural, meio ambiente, alimentos, gerenciamento, agronegócios, microbiologia etc. E acrescentou que o instituto tem grande potencial para a cooperação internacional com instituições e indústrias do mundo todo.

Em seguida aos depoimentos e apresentações dos anfitriões, o professor Carlos Calado, presidente da Abruem, apresentou o sistema universitário brasileiro dos estados e municípios, mostrando, sobretudo, o potencial que eles têm para a cooperação internacional. Calado falou, ainda, da expectativa dos reitores presentes em institucionalizar, de fato, o intercâmbio entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras com as universidades francesas.

O restante do dia foi reservado para visita ao Instituto Frances de Mecânica Avançada – IFMA (www.ifma.fr) e à Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand – ENSCCF (www.ensccf.fr).