Homenagens e inaugurações marcam festividades dos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária

Por em 14 de junho de 2014

Na manhã desta sexta-feira (13), uma série de atividades em comemoração aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Uema foi realizada no Campus Paulo VI. Uma cerimônia religiosa deu início às festividades, que foi marcada, também, por homenagens, lançamentos e inaugurações.

A celebração religiosa foi contemplada por alunos, professores e diretores que, em seguida, se dirigiram à entrada do prédio do Curso de Medicina Veterinária para acompanhar o descerramento da Placa Comemorativa dos 40 anos do curso. Logo após, os presentes puderam contemplar a inauguração da Galeria dos doze ex-diretores de Curso.

Outra importante solenidade prestigiada foi a reinauguração do Hospital Veterinário “Francisco Uchôa Lopes”, que presta serviços à comunidade do entorno. Para o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, as novas instalações beneficiam tanto alunos quanto a comunidade que buscam atendimento. “O Hospital tem uma abrangência maior, não só para São Luís, mas para o estado. Durante oito meses foi feita uma reforma e, hoje, implantamos a sala de Raio X, a sala de Ultrasson, o Eletrocardiograma, a Soroterapia, a sala de Recuperação e uma nova sala Cirúrgica. Com a implantação de vários setores especializados, e, como temos um quadro de professores com mão de obra qualificada, a sociedade e os estudantes de medicina veterinária só têm a ganhar”, pontuou.

Lançamento e Homenagens

Ainda durante a manhã foi realizado, no auditório do Curso de Veterinária, o Lançamento do Selo Personalizado e Carimbo Comemorativos, lançados pelo Ministério das Comunicações e Correios.

Participaram da solenidade o reitor em exercício Gustavo Pereira da Costa; a secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Santana Neiva Costa; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves; a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o professor Raimundo Nonato Negreiros Vale, membro da Comissão de Criação do Curso de Medicina Veterinária; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, João Batista da Silva Filho; e o estudante Deglan Firmino Dourado, representando os alunos do Curso de Medicina Veterinária.

Em sua fala, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa parabenizou aos professores e alunos de Medicina Veterinária e ressaltou a importância do profissional para a sociedade como um todo. “Esse pioneirismo e o comprometimento dos professores ao longo de sua história, desde os fundadores, até os que compõem o corpo docente hoje, tem desempenhado um papel extraordinário não só na formação de profissionais, mas na pesquisa e na extensão, contribuindo não apenas no tratamento dos animais, mas na preservação da saúde pública, na saúde humana e na vigilância sanitária. A importância do curso se dá em todos esses níveis”, destacou.

A diretora do CCA, Francisca Neide Costa, também agradeceu aos que colaboraram na realização das atividades comemorativas e falou sobre as mudanças que ocorreram ao longo do curso e da importância dos serviços prestados à sociedade. “Já graduamos quase mil médicos veterinários ao longo desses 40 anos, e, atualmente, temos mais de 300 alunos matriculados. Avançamos bastante na titulação docente, na pesquisa, na criação dos cursos de pós-graduação (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). É importante ressaltar que devemos retornar para a sociedade todo investimento que recebemos para nossa formação, aumentando a visibilidade da nossa pesquisa, do ensino e fortalecendo a extensão”.

O diretor do curso, Ricardo Chaves, agradeceu a todos pelo empenho na realização das atividades comemorativas, destacando o papel fundamental dos alunos e colaboradores nesse processo. “Este é um momento de reflexão, de nos unirmos mais, e fazermos o nosso curso cada vez melhor e mais forte. É nosso dever, como professores, transmitir aos alunos todo conhecimento, fazer com que eles sejam excelentes profissionais e representem o curso com dignidade, respeito e dedicação ao médico veterinário”, frisou o docente.

Ainda durante a manhã foi realizada uma sessão de homenagens, com a entrega de uma placa aos funcionários: Maria da Graça Santos e Raimundo Nonato Brás, pelos serviços prestados ao Curso de Medicina Veterinária; e ao aluno Deglan Firmino Dourado.