Hospital Veterinário da Uema realiza Ação Social

Por em 14 de junho de 2014

Como parte das atividades de comemoração dos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Uema, o Hospital Veterinário realizou, na manhã deste sábado (14), uma Ação Social, que prestou atendimento à comunidade do entorno. A Ação Social foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA).

De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, Arnodson Campelo, uma equipe de alunos, professores e médicos veterinários estiveram envolvidos no intenso trabalho realizado. “Essa Ação Social faz parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Medicina Veterinária. O hospital passou por um período de reforma e hoje estamos atendendo várias especialidades. Dentro da ação social estamos realizando a castração animal, fazendo consulta e aplicando vacinação antirrábica, além de palestras sobre a Saúde e Bem Estar Animal”, disse.

A dona de casa Maria do Carmo aproveitou a oportunidade para levar o seu cachorro de estimação para colocar as vacinas em dias. “Não podemos descuidar com a saúde do animal, principalmente com as vacinas. Então eu aproveitei para trazer o Pipoca, já que aqui ele pode vacinar de graça”.

Além dos procedimentos clínicos, a Ação Social também foi marcada pelas palestras: “Ética e Responsabilidade Técnica na Medicina Veterinária”; “Saúde e Bem Estar Animal”; e “O que é Defesa Animal”.

A diretora de Defesa e Inspeção Animal, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres, que ministrou a palestra sobre Defesa Animal, explica que a intenção é fazer com que os acadêmicos da veterinária compreendam o que é a Defesa Agropecuária. “A Defesa Agropecuária não é algo tão somente exercido pelos órgãos públicos, mas no exercício profissional da Medicina Veterinária se pratica a defesa agropecuária. É aproximar o que parece tão distante. Fazer com que eles entendam a necessidade desses programas sanitários e das leis que regulamentam esses programas, mostrando que, para que tenhamos os nossos direitos assegurados, é necessário, também, conhecermos os nossos deveres, e isso é a Defesa Agropecuária”, pontua.

De acordo com o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves, a procura para participar da Ação Social foi muito grande, inclusive entre os alunos do Curso. “A procura pelo atendimento foi muito grande. Desde a comunidade, aos alunos, que foram selecionados entre os últimos períodos do Curso, para participar. Temos um total de 30 alunos inscritos na Ação Social, e outros 60 inscritos nas palestras que acontecem também nessa manhã”.

Ricardo Chaves destacou, ainda, que a Ação Social é uma oportunidade para apresentar à sociedade e à academia as novas instalações do Hospital Veterinário, recentemente reinaugurado. “Essa nova estrutura do Hospital Veterinário vai nos permitir melhores condições de atendimento ao público, atendendo com mais praticidade, com consultórios novos e muito bem instalados. O que reflete na melhoria das nossas aulas práticas, fazendo com que os alunos participem integralmente das atividades, acompanhados pelos coordenadores, e fazendo a integração do Curso com o Hospital Veterinário”, destacou o docente.