Literatura Maranhense é Tema de Tese de Doutorado na UFRJ


Por em 23 de junho de 2014



A professora Dinacy Mendonça Corrêa, do Departamento de Letras (Cecen), defendeu no último dia 2, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sua tese de doutoramento em Ciências da Literatura, cujo título foi “Da Literatura Maranhense: o romance e os (as) romancistas do século XX”.

Inscrevendo-se na área de concentração da Teoria Literária, vinculando-se à Linha de Pesquisa Teoria Crítica da Modernidade (que propõe um estudo sobre modernização e modernidade, a partir da Teoria da Cultura, da Teoria Literária e da Sociedade), num viés com Estudos Culturais, Memória e História e numa postura inter/transdisciplinar, a tese retrata o panorama, o perfil histórico/evolutivo da nossa literatura local.

A pesquisa tem como objeto maior de estudo o romance maranhense do século XX, numa visão sincrônica e diacrônica do gênero, perspectivando-o, em termos gerais, em suas origens, conceituações e referenciais teóricos; e específicos, identificando-o, no contexto espaciotemporal, sociopolítico e cultural em que foi produzido e do qual se faz testemunha e documento representativo, enfocando-o, em seus primórdios e precursores, autores e obras.

Dinacy Corrêa contou com a orientação da Profa. Dra. Martha Alkimin de Araújo Veira (presidente da banca) e teve como avaliadores  os professores doutores: Frederico Liberalli de Goes, Alberto Pucheu Neto, Godofredo de Oliveira e Sonia Reis (membros da comissão examinadora).



Últimas Postagens