PPGCSPA realizará lançamento de livro recém-publicado pelo PNCSA

Por em 5 de junho de 2014

O Programa de Pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) realizará, amanhã (6), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a partir das 15h, o lançamento da nova edição do livro “Frentes de Expansão e Estrutura Agrária: Estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica”, recém-publicado pelo PNCSA, de autoria do professor, Otávio Guilherme Velho.

O professor Otávio é emérito do museu nacional, com doutorado na Universidade de Manchester e realiza pesquisa na região amazônica desde a década de 60. Seu livro aborda questões relativas às fronteiras em movimento e ao tema de migração, ancorado em trabalho de campo sistemático.   Na oportunidade, Otávio Velho realizará uma aula intitulada, Revisitando as Frentes de Expansão.

No sábado (7), a partir das 9h, o lançamento será no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi). E, ainda, será lançado o livro “Estado – Movimentos Sociais no Campo: a trama da construção conjunta de uma política pública no Maranhão”, de autoria da professora do Departamento de Ciências Sociais (DCS), Helciane de Fátima Abreu Araujo.