PPGCSPA realizou o lançamento de livros recém-publicados pelo PNCSA

Por em 9 de junho de 2014

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) realizou, na tarde da última sexta-feira (6), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o lançamento da nova edição do livro “Frentes de Expansão e Estrutura Agrária: Estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica”, recém-publicado pelo PNCSA, de autoria do professor, Otávio Guilherme Velho.

Estiveram presentes no lançamento, além do autor, o coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), professor Alfredo Wagner de Almeida (UEA) e a professora Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA).

O professor Otávio Velho realizou uma aula intitulada, Revisitando as Frentes de Expansão e   destacou, “esse livro é produto da minha dissertação de mestrado e transformou-se em um documento histórico. Essa revisita mostra que é fundamentalmente etnográfica, pois resistiu ao tempo já que sua primeira edição é de 1970, ganhando permanêcia e sentido aos dias atuais”.

E complementou, “o objetivo é tentar passar para as novas gerações as complexidades da época, tais como: a ditadura, as frentes esquerdas, o ruralismo e o quadro político em que a sociedade vivia. Desejo que este livro seja estudado criticamente”.

Segundo o coordenador do PNCSA, Alfredo Wagner, “esta reedição faz parte de uma ação pedagógica, é uma forma de discutir e tentar passar lições pessoais, algo que podemos aprender e que está ao nosso alcance”.

O professor Otávio é emérito do Museu Nacional, com doutorado na Universidade de Manchester e realiza pesquisa na região amazônica desde a década de 60. Seu livro aborda questões relativas às fronteiras em movimento e ao tema de migração, ancorado em trabalho de campo sistemático.

No sábado (7), o lançamento aconteceu no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi). E, ainda, contou com o lançamento do livro “Estado – Movimentos Sociais no Campo: a trama da construção conjunta de uma política pública no Maranhão”, de autoria da professora do Departamento de Ciências Sociais (DCS), Helciane de Fátima Abreu Araujo.