Prêmios Santander Universidades completam 10 anos e abrem inscrições

Por em 27 de junho de 2014

A maior premiação acadêmica do Brasil completa 10 anos. Nesse período, os Prêmios Santander Universidades receberam inscrições de mais de 46 mil projetos, desses 119 foram vencedores e receberam mais de R$ 7 milhões em premiação. A edição deste ano está com inscrições abertas no período de 30 de maio a 18 de setembro de 2014 e traz novidades.

O Prêmio Santander Empreendedorismo será isento de categorias, ou seja, o candidato poderá abusar da criatividade no momento de estruturar seu projeto. Além disso, um dos cinco ganhadores será escolhido por júri popular que em uma segunda fase terá avaliação aberta no site www.santander.com.br/universidades para que todos os interessados possam votar. “Nossa missão com os Prêmios é transformar em valor a capacidade dos jovens de inovar, empreender e, sobretudo, ajudar as melhores ideias e projetos inscritos a se tornarem realidade”, afirma Emilio Botín, presidente mundial do Santander.

A iniciativa é composta por quatro grandes premiações que, além do empreendedorismo, estimulam a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, atingindo toda a cadeia de valor da academia.

“Completar 10 anos de Prêmios Santander Universidades é muito gratificante. Temos orgulho por fomentar a criatividade acadêmica e ver na prática ideias inovadoras ganhando vida e beneficiando milhares de pessoas. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que ainda há muito para ser feito pela educação no nosso País. Rumo aos 15, 20, 30 anos de Prêmios!”, comemora Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil.

Algumas histórias são emblemáticas ao longo das edições dessa iniciativa, como por exemplo, o feito construído pelo ex-aluno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Américo Amorim. Ele foi vencedor em 2006, no Prêmio

Santander Empreendedorismo, com o projeto iChords, um programa que processa arquivos de áudio, mp3 e wma, e exibe, na tela do computador, os acordes da canção em um violão ou teclado virtual. Com a visibilidade proporcionada pelo Prêmio que recebeu, sua empresa cresceu 520%, hoje emprega 30 pessoas e exporta a ferramenta para mais de 100 países.

O projeto da professora Vania Neu, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), venceu a edição 2011 do Prêmio Santander Universidade Solidária. A bióloga desenvolveu um mecanismo para a criação de abelhas nativas sem ferrão, em cultivos de açaí e qualificou trabalhadores rurais da Ilha das Onças, região de Belém. Mais de 200 pessoas foram beneficiadas com seu projeto.

No Prêmio Santander Ciência e Inovação, Carlos Alejandro Figueroa, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), venceu em 2007, com um projeto que envolve revestimentos protetores para preservação de ferramentas. A ideia foi um sucesso e hoje ele já comercializa seu produto para mais de 200 empresas.

E uma das vencedoras do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano foi Universidade Anhembi Morumbi, por criar o maior Centro de Simulação para a Escola de Ciências da Saúde no Brasil e em toda a América Latina, com o objetivo de fomentar a educação de alunos e aprimorar capacitação de professores.

“Temos um diálogo aberto e produtivo com a academia, onde identificamos suas necessidades e buscamos, dentro da nossa expertise, soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento da educação superior no Brasil e fomentar seu desenvolvimento”, comenta Hannouche.

Cada projeto é avaliado por uma banca independente, formada por instituições de importância nacional e internacional: Academia Brasileira de Ciências, Babson College, Editora Abril, Endeavor, Fundação Dom Cabral e UniSol.

Os vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2014 serão conhecidos no dia 05 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Hotel Grand Hyatt, na cidade de São Paulo. Detalhes de cada uma das 4 premiações, regulamentos e inscrições podem ser encontrados no site: www.santander.com.br/universidades.

Santander Universidades

O Santander Universidades atua com investimentos no ensino, pesquisa e extensão, mobilizando toda a cadeia de valor da educação, com apoio a alunos, jovens profissionais, professores, pesquisadores, funcionários administrativos e instituições de educação superior.

O Santander Universidades possui mais de 1.100 convênios com universidades de 20 países, sendo 450 parceiras somente no Brasil. Desde a criação da Divisão Global do Santander Universidades, em 1996, já foram investidos mais de 2,8 bilhões de reais em iniciativas de apoio à educação no mundo. Já foram concedidas mais de 100 mil bolsas de estudos nos países onde está presente, e a atuação tem como base um modelo único no mercado que reúne equipes para atender a cadeia de valor formada pelas instituições, alunos, professores, pesquisadores e funcionários administrativos.