Professor do Cesba defende tese de doutorado


Por em 6 de junho de 2014



O professor do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), Sérgio Nolêto Turibus, defendeu, recentemente, sua tese de Doutorado na área de Física Nuclear Aplicada, pelo Programa de Engenharia Nuclear/COPPE, da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ).

O trabalho tem como título “Análise por difração de raios x do estado das tensões residuais em chapas de aço inoxidável duplex após soldagem”. De grande importância, o Aço Inoxidável Duplex 2205 é usado nas indústrias de óleo e gás, químicas, petroquímicas e produção de energia nuclear por causa de sua combinação estrutural, boas características mecânicas e alta resistência à corrosão.

De acordo com o professor Sérgio, a tese se norteou na análise das tensões residuais nas fases ferrita e austenita do AID 2205, após o processo de soldagem GTAW (Gás Tungsten Arc Welding). Para as análises das tensões residuais foi usada a técnica de difração de raios X.  Um software em linguagem “C++ Builder” foi desenvolvido para o estudo dos dados do mine difratômetro de raios X.

“Esse software utiliza as equações da teoria da elasticidade e o Método sen2 para o cálculo das tensões residuais nas fases ferrita e austenita do material, e a equação de Cauchy para os ajustes de curvas dos perfis das linhas de difração de raios X”, destacou Sérgio Turibus.

A banca foi composta pelos professores Joaquim de Assis (UERJ), João Pavão Filho (UFRJ), Edgar de Jesus (UFRJ) e pelos orientadores professores Ricardo Lopes (UFRJ) e Vladimir Ivanovitch (UERJ/PUC-Rio).

 

 



Últimas Postagens