Seminário de Energias Renováveis é realizado no CCT


Por em 19 de junho de 2014



Na manhã de ontem (18), aconteceu o Seminário de Energias Renováveis, no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), com o tema “Otimização de Localização de Turbinas para Produção de Energia Cinética de Rios do Estado do Maranhão”, ministrado pelos professores Hamilton Jesus Santos Almeida (Uema) e Raad Yahya Qassim (UFRJ), ambos do Núcleo de Energias Renováveis (UemaEnerg)

Na ocasião, o professor Raad Qassim deu uma breve explicação sobre o projeto, falou que na primeira etapa é feito um levantamento de dados, e como desenvolver a metodologia para extrair a energia cinética da base hidrográfica. Segundo ele, esse estudo tem um prazo 6 a 12 meses, que servirá de ferramenta para avaliar a carga pode ser gerada, e qual o local ideal para produção, uma vez confirmada as pesquisas, segue-se para implantação das turbinas.  

De acordo com o professor Hamilton Almeida, o Maranhão possui um grande potencial para essa modalidade de energia. Atualmente, o professor tem trabalhado em projetos que visam a sustentabilidade, como é o caso da pesquisa de utilização do Dendê, matéria prima para a produção de biodiesel, e a implantação de um sistema de energia híbrido eólica e maremotriz para o Porto do Itaqui.

Além das Baias, o trabalho prever a exploração sustentável de rios, “O nosso projeto é para melhorar a qualidade dos rios maranhenses, sobretudo dos rios Itapecuru, Mearim e Pindaré. Com isso, vamos poder contribuir com as populações ribeirinhas e grandes cidades como Bacabal, Caxias e Imperatriz. Essa nova modalidade de energia é para fazer do Maranhão um grande produtor”, explicou Hamilton.

O professor destacou que, por meio do Programa de Mestrado em Energias Renováveis e Sustentabilidade, serão apresentados vários projetos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o potencial das fontes renováveis de energias.

 Estiveram presentes na oportunidade, o diretor do CCT, Jorge Passinho, o diretor do Curso de Engenharia de Produção, Wellington Assunção, o jornalista Márcio Mendonça, do Programa EcoMaranhão, professores e alunos.



Últimas Postagens