Uema realiza lançamento da Plataforma de cursos abertos

Por em 26 de junho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realizou, na noite de ontem (25), a abertura do Encontro de diretores de Centros e coordenadores de Polos do UemaNet/UAB e, na oportunidade, fez o lançamento da Plataforma de cursos abertos da Uema e do MOOC de Negociações.

Participaram da solenidade o reitor José Augusto Silva Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Márcia Serra; a coordenadora dos cursos técnicos da rede E-Tec/Brasil, Eliza Flora Muniz Araújo; a diretora do Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Rosilma Soares Bauer, representando os diretores de Centros; a coordenadora do Polo de Balsas, Vanessa Nunes da Silva, representando os coordenadores de polos e a coordenadora do Curso de Filosofia da Uema (modalidade a distância), Leila Amum.

Segundo o reitor José Augusto, “encontros são sempre importantes porque trocamos experiências, exercitamos a convivência e enriquecemos nossos conhecimentos. É um momento que o nosso trabalho ganha uma unicidade de ação com o desenvolvimento de vários projetos e atividades. Que todos se sintam Uema”. E complementou, “estamos hoje de parabéns, nivelando-nos entre as maiores universidades do mundo, crescendo e nos consolidando por disponibilizar o conhecimento para todos”.

A coordenadora geral do UemaNet, Ilka Márcia Serra falou da necessidade de articular esse diálogo, para que os diretores de Centros e coordenadores de Polos possam conhecer  o trabalho realizado pelo Núcleo, e as tecnologias educacionais disponíveis. “Achamos interessante também lançar nessa, ocasião, a plataforma de cursos abertos”, destacou lka Serra.

O evento objetiva articular ações pedagógicas e administrativas dos cursos a distância, ofertados pela Uema com os coordenadores envolvidos no processo. E, por esta razão, foi escolhido o momento para o lançamento da plataforma de cursos abertos da Uema.

A plataforma possibilita uma modalidade de ensino diferente, pois oferecerá cursos online, sem pré-requisitos para participação dos alunos utilizando um sistema altamente colaborativo.