Uema realiza VIII Epcecen

Por em 3 de junho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite de ontem (2), a abertura do VIII Encontro Pedagógico do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Epcecen), no auditório do prédio do Curso de Ciências Biológicas, com tema “A Uema e os caminhos trilhados nas licenciaturas”.

Estivarem presentes, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Cecen, Andrea de Araújo; a coordenadora de Extensão, Maria José Aroucha, representando a pró-reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Martins, e a diretora do Curso de Biologia, Eliane Pinheiro.

O Encontro se estenderá até amanhã (4), com objetiva discutir como a Uema tem trilhado nas licenciaturas e em particular no Cecen. Além disso, visa provocar os docentes e discentes para uma sensibilização pedagógica em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada.

O Epcecen é um espaço onde os professores e acadêmicos podem refletir sobre as problemáticas de seus cursos e departamentos, buscando as soluções necessárias para a melhoria da qualidade dos mesmos.

Na solenidade de abertura, a professora Iva Souza da Silva proferiu a palestra “As atuais políticas para a formação docente resultante das mudanças, interações e vivências na educação brasileira”, em que tratou das atuais políticas para formação do docente e as experiências e práticas nas licenciaturas.

O evento conta com a realização de mesas redondas, apresentação de banners e mostras acadêmicas de dissertações e teses da Uema.

Segundo Eliane Pinheiro, “o evento visa fazer uma autoavaliação dos cursos de licenciatura da Uema, buscando sugestões de melhoria e crescimento para a Instituição. Portanto, é importante a participação ativa de todos nessa construção de propostas acadêmicas”.

Já a pró-reitora Maria Auxiliadora Cunha ressaltou: “Acredito na importância desse momento como uma oportunidade de apresentar aos participantes as ações do nosso dia a dia na academia”.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora geral do evento e diretora do Cecen, Andréa de Araújo, agradeceu a presença de todos e explicou que o Epcecen é um encontro de grande importância para estudantes e professores ligados às licenciaturas e planejado para discutir a vida acadêmica desses atores no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão.

O Epcecen é organizado pelo Cecen desde 2007 e compõe o calendário de eventos da Uema. Com a participação de todos os cursos vinculados ao Centro (Ciências Biológicas, Ciências, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química).