Uema realizou encerramento do VIII Epcecen

Por em 5 de junho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (4), o encerramento do VIII Encontro Pedagógico do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Epcecen), no auditório do prédio do Curso de Ciências Biológicas, com o tema central “A Uema e os caminhos trilhados nas licenciaturas”.

Na oportunidade, foi realizada uma plenária para discutir as avaliações e contribuições, visando o próximo Encontro, provocando os docentes e discentes para uma sensibilização pedagógica com perspectivas na interdisciplinalidade e na contextualização para as futuras edições do evento.

Estivaram presentes, na solenidade de encerramento, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; os pró-reitores Walter Canales (PRA), Porfírio Candanedo (PPG) e Antônio Pereira (Proplan); a diretora do Cecen, Andréa de Araújo e a diretora do Curso de Biologia, Eliane Pinheiro, além de estudantes e funciionários.

O Epcecen é um espaço onde professores e acadêmicos podem refletir sobre a problemática de seus cursos e departamentos, buscando as soluções necessárias para a melhoria da qualidade dos mesmos.

A diretora do Curso de Biologia e uma das coordenadoras do Epcecen, Eliane Pinheiro, mencionou a importância da discussão a cerca das licenciaturas para a formação de docentes e suas consequências para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

A diretora do Cecen e coordenadora geral do Epcecen, Andréa de Araújo, enfatizou: “Estamos aprendendo a cada ano e temos a sensação do dever cumprido. Coloco-me a disposição para contribuir para a IX edição deste evento”. E ressaltou: “o Encontro era tímido, mas sentimos uma mudança de formato mais atraente com o passar do tempo, com uma grande participação de alunos e professores”.

Na sua fala, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa mostrou que, “momentos como estes, constituem-se em um espaço de discussão e um grande fórum de debates, o que mostra que o Cecen já escreveu no calendário da Uema a importância do Epcecen”. E continuou: “Este Encontro propõe um mix de discussões que, ao olhar para trás, possamos ver os caminhos que já trilhamos e, ao olhar para frente, perceber que outros caminhos precisam ser trilhados”.

O Epcecen é organizado pelo Cecen desde o ano de 2007 e compõe o calendário de eventos da Uema. Com a participação de todos os cursos vinculados ao Centro (Ciências Biológicas, Ciências, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química).