Visita ao Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse

Por em 5 de junho de 2014

Nessa quarta-feira (4), a comitiva da Abruem, na Franca, visitou o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA). O decano e coordenador da América latina, Ernesto Espósito mostrou que o INSA de Toulouse faz parte de um grupo de seis escolas na cidade, e se constitui no segundo polo universitário mais importante da Franca.

Fundado em 1963, o INSA é vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa, forma 12% dos engenheiros graduados no País, 600 por ano. Faz parte do grupo de cinco melhores escolas de engenharia com cursos de cinco anos, com uma média de dez alunos por professor.

O INSA já vem trabalhando com cooperação internacional e precisa ampliar os projetos de intercambio, principalmente com o Brasil. Explicou que a maior parte da pesquisa é voltada para os interesses da indústria e para a transferência de tecnologia, sendo que os professores e pesquisadores mantém vínculo com o ensino, podendo em determinadas épocas se licenciar para dedicar-se inteiramente à pesquisa e para a constituição de empresas, por meio da lei de inovação.

Ainda no encontro, o professor Eduardo Souza de Cursi, do INSA de Rouen e diretor de Estratégias das Relações Europeias e Internacionais apresentou como é realizada a formação dos engenheiros na Franca e das adaptações necessárias para os acordos de cooperação internacionais.

Ontem, também, a delegação da Abruem participou de um Encontro com alunos brasileiros, que relataram suas experiências em seus intercâmbios. Depois, houve uma visita nos laboratórios de pesquisa do Campus INSA, onde se discutiu o biossistemas e processos. Após, uma breve apresentação da Comunidade de Universidades e Estabelecimentos de Toulouse (COMUE), os reitores  visitaram os laboratórios LASS Analises e Arquitetura de Sistemas e o prédio da ADREAM.