Visita à Universidade de Bordeaux 2

Por em 6 de junho de 2014

Nesta sexta-feira (6), a comitiva brasileira de reitores da Abruem, foi recebida pelo reitor Manuel Tunon da Lara e pelo vice-reitor de Relações Internacionais, Vincent Dousset; pela diretora do Escritório Internacional, Véronique Debord-Lazaro, acompanhados de Pedro Santiago, do Escritório de Cooperação Internacional e Camile Cholet do Escritório De Mobilidade Internacional para as áreas médicas e ciências sociais.

Marcaram presença na reunião na Universidade de Bordeaux, o presidente da CAPES, Jorge Guimarães, que relatou os programas de sucesso entre o Brasil e França e as perspectivas para o futuro, assim como os desafios para a internacionalização das nossas universidades.

O reitor Manuel deu as boas-vindas a todos e relatou um pouco da história da Universidade de Bordeaux. Criada em 1441, faz parte das instituições de excelência da França, o que faz com que obtenha uma série de benefícios governamentais, mantendo-se em alta na competitividade por recursos europeus e mundiais.

O professor Vincent destacou a importância de viver de fato o mundo globalizado e se aproximar ao máximo, por meio dos programas de cooperação, objetivando otimizar a pesquisa em todos os campos em beneficio da comunidade global.

Ele ainda explicou a presença no campus 2 de alunos brasileiros, em especial, da área de medicina já há muitos anos e que agora com o programa brasileiro Universidade Sem Fronteiras, o número de alunos vem aumentando significativamente.

O professor, também fez a apresentação das belezas naturais, culturais e históricas da região de Bordeaux e a produção do seu mais tradicional produto, o vinho bordeaux e, ainda, o futuro da cidade e da universidade e de sua estrutura atual. A UB conta com 50 mil alunos, sendo 6 mil deles estrangeiros e 550 milhões de Euros de orçamento anual.

Na sequencia, a Dra. Claire Le Henaff, coordenadora de Relações Internacionais das Ciências dos Alimentos, Sr. Mathieu Breton-Zamarreño, do Escritório de relações Internacionais e Sra. Marie-Odile Vasconcelos expuseram as formas de cooperação existentes e as possíveis adaptações nos programas da UB.

Os alunos brasileiros, atualmente vinculados a UB, Bruna Lampugnani de Oliveira, da USP, Jorge Eduardo Guimaraes Pereira Filho, da UFA e o Dr. Marco Aurelio Camargo da Rosa da UB, relataram suas experiências nos programas na Universidade de Bordeaux.

À tarde, a comitiva da Abruem se deslocará para o ChâteauLuchey-Halde, onde funciona a Escola Nacional Superior de Ciências Agronômicas de Bordeaux Aquitaine, e no início da noite, participará de um jantar oferecido pela Embaixada da França, para o encerramento oficial da Missão da Abruem na França.