Curso de Medicina Veterinária da Uema é homenageado na Assembleia Legislativa

Por em 11 de julho de 2014

Uma série de homenagens aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Uema marcou a sessão solene da Assembleia Legislativa de São Luís, presidida pelo deputado Arnaldo Melo. A homenagem foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), na Plenária da Assembleia, e contou com a presença de alunos, professores e autoridades, que prestigiaram a solenidade.

Entre as autoridades, estiveram presentes o reitor José Augusto Silva Oliveira; o deputado estadual César Pires; as pró-reitoras Maria Auxiliadora Cunha (PROG) e Vânia Lourdes Martins (Proexae); a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves; o deputado Federal Carlos Brandão; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, João Batista da Silva Filho, o professor Nordman Barbosa, que representava o Conselho Federal de Medicina Veterinária; o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi; o tenente coronel Wilian, representando o Comando da Polícia Militar do Maranhão, professores e convidados.

Durante sua homenagem, o deputado César Pires, autor do requerimento, relembrou os primeiros passos do Curso de Medicina Veterinária e destacou o avanço que vem alcançando ao longo dos 40 anos. “Reviver esse momento, para mim, é de grande importância, por perceber o crescimento do Curso ao longo do tempo. Fico feliz pelo corpo de doutores da escola de Medicina Veterinária da Uema. Fica aqui o meu registro da grandeza daqueles que construíram esse caminho. Cada momento como esse que estamos vivendo é significativo e tem sua importância, para não deixar que aqueles que fizeram tudo isso, morram sem ter o direito de dizer ‘nós construímos, nós agimos’ para que esse isso pudesse existir”, pontuou.

O reitor José Augusto parabenizou a todos que fazem parte do Curso de Medicina Veterinária e destacou a importância do profissional para a sociedade. “Estou extremamente honrado por me render em homenagens ao Curso de Medicina Veterinária da Uema. Louvo e parabenizo a todos que ajudaram a construir a instituição e, particularmente, o Curso de Medicina Veterinária. Tenho a convicção de que a este Curso, como à Uema, está reservado um futuro luminoso de grande relevância e contribuição para o desenvolvimento do Estado, mas de maneira especial, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos maranhenses e dos que aqui vivem”.

Para a diretora do CCA, Francisca Neide Costa, os 40 anos do Curso de Medicina Veterinária refletem o avanço significativo ao longo dos anos, que se confirmam na titulação docente e no desenvolvimento da produção científica. “A Universidade Estadual do Maranhão já graduou aproximadamente 1.000 médicos veterinários, que atuam na Defesa Sanitária Animal; na Inspeção dos produtos de origem animal; na Vigilância Veterinária; Clínica e Cirurgia de pequenos animais; e também, no ensino e na pesquisa. O Curso conta, ainda, com 333 alunos matriculados atualmente, e um corpo docente formado por 60 professores, em que 80% destes são doutores. Além de um Hospital Veterinário, setor da Uema de maior interação com a comunidade, com um número aproximado de atendimento mensal de mil animais”, pontuou.

O diretor do Curso, Ricardo Chaves, falou da representatividade que o Curso tem para a instituição. “Ele reproduz, dentro da sua especificidade, a Universidade Estadual do Maranhão como um todo. O seu ensino, suas pesquisas e todas as suas atividades fizeram dele, não por solicitação, mas por reconhecimento, o formador dos médicos veterinários do Estado do Maranhão, estado que tem, por vocação, a pecuária. E sua produção científica só tem aumentado a cada ano, firmando o nosso curso entre os melhores do nordeste”, apontou o docente.

Ainda como parte da solenidade, o reitor José Augusto, o deputado César Pires e o deputado Carlos Brandão foram homenageados com placas honrosas, entregues no final da sessão.