MOOC sobre Negociação da Uema já passa de mil participantes

Por em 30 de julho de 2014

Cerca de mil e quinhentos participantes já se inscreveram no MOOC (Curso Online Massivo e Aberto) de Negociação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), ministrado pelo professor José Carlos Belo. Até o momento, o curso foi acessado por participantes de países como Argélia e Portugal, vários estados brasileiros e mais de 100 cidades maranhenses. O MOOC faz parte da Plataforma de Cursos Abertos da Uema, lançada no último dia 25 de junho.

De acordo com o professor José Carlos Belo, a procura tende a aumentar, uma vez que a negociação é algo que todos fazem diariamente. “A negociação é uma coisa para a vida, no nosso cotidiano negociamos o tempo todo, em situação mais simples, familiares, uma compra de uma peça de roupa. Enfim, desde situações mais simples às mais complexas, como a aquisição de uma empresa, fusão de duas empresas ou mesmo uma divisão de tarefas em um local de trabalho. E dentro da importância da negociação queremos buscar o perfil de negociador ideal, que chamaremos de negociador de talentos, ou seja, aquele profissional que negocie, não de maneira amadora como todos fazem, mas de forma profissional. Que ele tenha conhecimentos de técnicas, de informações que são vitais para o seu trabalho”, conta ele.

A ideia é que essa pessoa, que se interesse pelo MOOC, possa ter o máximo possível de êxito nas suas negociações. “Até porque o que pesa, atualmente, não é só a questão de obter um bom resultado, mas também a manutenção do relacionamento. Não adianta chegar na negociação, arrebentar e o relacionamento terminar destruído. Então, o bom negociador hoje é aquele que foca nos resultados e no bom relacionamento. E é esse o foco do curso”, destaca.

Em relação ao conteúdo, o aluno/participante terá a oportunidade de aprender sobre: aspectos históricos e conceitos iniciais; comunicação, relacionamento e estratégias; aspectos comportamentais e inteligências múltiplas, que são os dois caminhos considerados mais importantes para o negociador, porque significa você entender, pois pressupõe que você compreendeu o aspecto humano da negociação e saberá mobilizar os seus diversos níveis de inteligência.

O MOOC é um formato de curso aberto pela internet, direcionado para grandes massas. E é dessa forma que o MOOC Negociação funcionará: completamente aberto para todos que desejam saber mais sobre o assunto. “O aluno terá a liberdade de iniciar quando quiser e a duração do curso é flexível, o estudante marcará o ritmo. Eles podem acessar o conteúdo por meio de diversas mídias: vídeos, slides, cadernos e podcast, assim como, compartilhar dúvidas e conhecimentos nos fóruns de discussão. Também existem atividades auto-avaliativas necessárias para a obtenção do certificado”, explica o professor Mauro Enrique Carozzo Todaro, coordenador do setor de Assessoria Técnica do UemaNet.

Ele, ainda, completou: “Além disso, teremos um licenciamento aberto, quero dizer, as pessoas interessadas poderão reproduzir, remixar o material, desde que usando sempre a autoria do mesmo. O nosso MOOC é um Recurso Educacional Aberto, uma vez que está licenciado pelo Creative Commons, ou seja, podem usar sim o nosso conteúdo (sem fins lucrativos), desde que citando sempre a autoria do mesmo”.

Albert Carlos Ferreira, participante do MOOC, falou sobre suas impressões. “Muito bom o Curso de Negociação, a Uema está de parabéns por esta iniciativa. Todo o material, assim como as explicações do professor, foram e são muito importantes para o aprendizado de todos, em especial, para quem já trabalha na área comercial. Material e a forma de questionamento muito bem elaborados. Com toda certeza terei uma nova visão do processo de negociação a partir de agora. Que novos cursos venham e sejam abertos”.

Opinião compartilhada por Roza Virginia da Silva Lucena. “Parabéns pela qualidade do material, de fácil compreensão e de imenso valor instrutivo, e bastante atrativo. São de louvor atitudes como esta, numa época em que as pessoas se isolam e se esquecem de compartilhar com o próximo, respirando esse ar competitivo. Estou muito feliz por ter acesso a mais essa ferramenta de conhecimento. Nos dias atuais, sentimos necessidade de aperfeiçoamento e conhecimentos em todas as áreas para acompanharmos a evolução e obtermos sucesso na vida, nos relacionamentos. A Uema demonstra com essa iniciativa o interesse para contribuir de forma ainda mais abrangente com a sociedade no todo. Pretendo aproveitar ao máximo essa ferramenta”, destacou ela.

A expectativa é atingir cerca de 10 mil pessoas ao mesmo tempo, não somente no Maranhão ou no Brasil, mas ao redor do mundo, que tenham interesse e desejam saber mais sobre a área. É a Universidade Estadual do Maranhão abrindo as portas para o mundo.

Se interessou? Ainda não se inscreveu? Ainda dá tempo. Acesse www.cursosabertos.uema.br e faça a sua inscrição