Solenidade encerra Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS

Por em 22 de julho de 2014

A manhã desta terça-feira (22), foi marcada pelo encerramento dos Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS). A solenidade foi realizada no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet). O projeto Gestão da Clínica no SUS, construído junto com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), iniciou em 2013 com 2.880 profissionais de saúde distribuídos pelos três cursos em 20 regiões de saúde.

Estiveram presentes o reitor José Augusto Silva Oliveira; a gestora de Aprendizagem do Curso de Gestão da Clínica do SUS, Eliane Vieira Moderno; o sub-secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite; a secretária adjunta de Ações e Serviços de Saúde de São Luís, Sílvia Cristina Viana Lima; Maria Tereza Seabra Brito e Alves; a coordenadora da Escola Técnica do SUS, Luana Castro; o facilitador do Curso de Regulação em Saúde do SUS, Dagoberto Calazans; e a representante da turma especializandos, Patrícia Braga.

Na oportunidade, o reitor José Augusto Oliveira ressaltou a satisfação em representar a Uema como uma universidade parceira nesse processo. “O dia de hoje é a culminância de todo esse percurso que vocês empreenderam desde o ano passado. Para a Universidade Estadual do Maranhão, é uma imensa satisfação e alegria receber este curso e tornar-se parceira de instituições tão relevantes para a materialização desse processo, chegando a este momento para comemorar os resultados”, pontuou.

Para a realização dos Cursos de Especialização do Projeto Gestão da Clínica no SUS, foram realizadas articulações para a seleção de facilitadores que auxiliaram no processo de aprendizagem, como explica a gestora de Aprendizagem do Curso de Gestão da Clínica do SUS, Eliane Vieira Moderno. “Nós estamos fazendo as articulações desde o ano passado com o estado e o município, que indicaram 200 pessoas, das quais foram selecionados 144. São atores sociais importantes para fazerem as transformações aqui na região. Eles realizaram 12 projetos aplicativos, que passarão por uma banca de avaliação hoje, para que eles possam ser efetivamente realizados aqui na região. Recebemos muito apoio em São Luís e estamos hoje comemorando por termos conseguido formar várias pessoas”, relatou.

Durante 10 meses os alunos do Curso de Especialização utilizaram os espaços do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), onde puderam desenvolver suas atividades com a infraestrutura adequada. “Essa parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão, foi intermediada pelo UemaNet, que disponibilizou a infraestrutura física e tecnológica do prédio, com laboratórios e equipamentos para realização de webconferência, com profissionais do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Essa intermediação foi de extrema importância para que os cursos pudessem acontecer”, pontuou a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Márcia de Sousa Serra.

Ao final da solenidade, foram apresentados os 12 projetos aplicativos desenvolvidos pelos profissionais da Região de São Luís, dos cursos de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde; Educação na Saúde para Preceptores do SUS; e Regulação em Saúde no SUS. Os especializandos e facilitadores puderam receber contribuições aos projetos construídos, de forma a poder legitimá-los, apoiando o desenvolvimento do SUS na Região.