Uema inaugura novos laboratórios no Nutenge e apresenta cursos Técnicos

Por em 9 de julho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) reuniu, na manhã de hoje (9), com representantes da Vale, para a inauguração de novos laboratórios, instalados no Núcleo Tecnológico de Engenharia (Nutenge), e para a apresentação dos cursos técnicos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), por meio da Rede e-Tec/Brasil.

Estiveram presentes o reitor José Augusto Oliveira, o vice-reitor Gustavo Costa, os pró-reitores Walter Canales (PRA), Antônio Pereira e Silva (Proplan), Porfírio Guerra (PPG) e Maria Auxiliadora Cunha (PROG); a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra; a coordenadora adjunta do e-Tec/UemaNet, Eliza Flora Muniz; a gerente de Relações Governamentais da Vale, Vanessa Tavares, juntamente com sua equipe, além de professores, alunos e servidores da Uema.

No primeiro momento, a professora Ilka Serra fez uma breve apresentação dos cursos técnicos de nível médio, oferecidos por meio do UemaNet, desde 2012, resultantes de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, inseridos no âmbito da Rede e-Tec Brasil, na modalidade a distância.

Os 13 cursos ofertados são divididos em sete eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Ambiente, Saúde e Segurança; Controle de Processos Industriais.

Para Vanessa Tavares, esse é um momento ímpar. “É uma grande honra participar desse evento especial com a Universidade Estadual, que qualifica nossa mão de obra local e, que, por muitos anos, teve seu foco na graduação, mas que hoje está tendo uma visão ampla de ofertar cursos de especialização e cursos técnicos que é realmente a demanda do mercado. Nós continuaremos com nossas parcerias, em Santa Inês e São Luís, com vários projetos e temos o comprometimento da empresa em dar continuidade a todas essas ações”, explicou.

O professor José Augusto falou aos presentes, sobre a grande satisfação em ver os projetos da Uema sendo constantemente consolidados. “A Uema fez vários gols ao longo dos anos e, nós hoje, estamos presenciando mais um deles, que são os cursos técnicos que a universidade vem oferecendo. O que acontece nos anima e nos faz lembrar que o trabalho para ter sucesso, precisa ser construído ao longo do tempo, nada pode se fazer com meras improvisações, e, o que temos feito na Uema nesses últimos anos, é dotar esta universidade de condições, um trabalho efetivamente assentado em bases bastante firmes”, ressaltou.

Sobre a instituição atuar em diversas instâncias da educação, o professor José Augusto foi categórico. “O que a universidade pode fazer de melhor é levar o conhecimento em todos os níveis, seja ele no campo da graduação, da pós-graduação, da pesquisa, da extensão ou dos cursos técnicos. A Uema não pode se furtar disso, a ela é imputada grandes responsabilidades e, nesse contexto, temos que dar respostas efetivas e necessárias”.

Para o professor Gustavo, essa é uma das grandes missões da Universidade, Estadual, promover a capacitação profissional e atender às demandas do mercado, com vistas ao desenvolvimento. “A instituição não poderia se distanciar dessas demandas e deixar de voltar a sua atenção e sua ação propositiva aos seus projetos direcionados a essa modalidade (cursos técnicos)”, disse o professor. “A Uema tem investido muito, no sentido de perceber e identificar não só essas necessidades, mas oferecer o que é sua capacidade, onde estão seus melhores cérebros dentro das diversas áreas do conhecimento em que ela atua”, concluiu Gustavo Costa.

No segundo momento foi feita a celebração de inauguração dos novos laboratórios nas áreas de Canteiros de Obras, Segurança do Trabalho e Manutenção Automotiva. Localizados nas instalações do Nutenge, os espaços estão à disposição tanto dos alunos dos cursos técnicos quanto da graduação. Os laboratórios foram construídos com os recursos do MEC, FNDS, Sectec e Uema.