Uema realiza videoconferência com Universidade de Lisboa

Por em 24 de julho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, na manhã de hoje (24), de uma videoconferência com professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-Ulisboa) – Portugal, na sala de multimídia do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

A conferência teve por objetivo selecionar, por meio de entrevista, alunos para os Programas de Doutorado nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, oferecidos pela Universidade de Lisboa. A oportunidade é resultado de uma articulação feita pelos professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em especial, pela professora Nádia Rodrigues.

Os cursos são oferecidos em período integral, mas de acordo com a articulação, eles serão ofertados para os alunos do Maranhão, em formado intensivo. Foram 17 candidatos, entre estes, cinco docentes da Uema e os demais do Ceuma e UNDB.

Participaram da reunião o reitor José Augusto Oliveira, a coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Pestana; a diretora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Nádia Rodrigues; a vice-coordenadora do Curso de Doutoramento em Arquitetura (Ulisboa), Tânia Ramos; membro do projecto Living Labs (Ulisboa), José Pinto Duarte; coordenador Curso de Doutoramento em Urbanismo Carlos Dias Coelho; coordenador do Doutoramento em Arquitetura, João Sousa Morais; além dos candidatos às vagas de doutorado.

O professor José Augusto ressaltou o quanto essa aproximação é importante para a Uema, principalmente para o processo de internacionalização da instituição, a qual já conta com projetos com Universidades da França e dos Estados Unidos.

“O processo de internacionalização da Uema é irreversível como é o da Universidade Brasileira. É um caminho que já estamos trilhando com sucesso. A participação dos nossos alunos no Programa Ciências sem Fronteiras é um exemplo disso, hoje são mais de 100 alunos beneficiados, fora os que saem para fazer pós-graduação em outros países”, explicou José Augusto.

Na ocasião, a coordenadora de Pós-Graduação da Uema, Cristiana Pestana destacou a relevância dessa cooperação para a pós-graduação na Uema. “É a concretização de um sonho, espero que dessa seleção saiam nomes da Uema”. Cristiane também esclareceu como se dará o processo: “Eles terão a dispensa do Departamento, seguirá o mesmo processo de um professor que vai se afastar para se titular dentro do país, recebe uma bolsa igual. Quando retornarem, é claro que iremos cobrar deles o investido em produção científica e em extensão. É dessa forma que a gente consegue alavancar a pós-graduação dentro da instituição”.

As aulas do primeiro ciclo começarão dia 5 de janeiro de 2015, em Lisboa – Portugal, as do segundo ciclo serão no mês de julho, com um orientador da Universidade de Lisboa e um co-orientador da Uema.

Segundo a professora Nádia Rodrigues, esse é um momento ímpar. “Para a instituição é muito importante porque além do aperfeiçoamento profissional, com certeza, estamos abrindo a oportunidade para outros professores de arquitetura, além da possibilidade pós-doc”, avaliou Nádia.

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) – também chamada Escola como os seus membros a gostam de designar, dadas as suas origens remotas no século XVI, é agora uma das 18 faculdades e institutos que constituem a Universidade de Lisboa (ULisboa), que resultou da fusão recente entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa.

Oferece cursos nos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutorado nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design. Disponibiliza, ainda, cursos de estudos avançados e formação contínua, que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados.