Uema recebe a visita dos veteranos da 1ª turma de Agronomia

Por em 14 de julho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na tarde da última sexta-feira (11), a visita da 1ª turma de Agrônomos, da antiga Escola de Agronomia, no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Após quatro décadas, a reunião foi de muita emoção e nostalgia. Para José Carlos Corrêa, agrônomo e ex-aluno da Uema, o momento é de relembrar os velhos tempos. “40 anos é uma vida, nem todos temos o privilégio de fazer essa comemoração. É uma alegria muito grande nos reencontrarmos, inclusive com nossos professores. Eu estou emocionado, a maioria dos colegas estão bem. É uma forma da gente voltar àquela vida de estudante e conversar muita coisa sobre o que nós conseguimos após nos formarmos”, refletiu.

De acordo com a diretora do Curso de Agronomia, Ana Maria Araújo, essa é uma ocasião muito significativa para Uema. “Nós nos sentimos muito honrados em receber a primeira turma de agrônomos, as pessoas que realmente iniciaram a agronomia aqui no estado. Todos eram compromissados e ninguém fez feio, muita coisa mudou, mas eles foram os pioneiros tanto no curso quanto no Estado, e, hoje, a gente se sente muito feliz em recebê-los, foi um prazer imenso”, declarou a professora.

Para o reitor José Augusto, eles são os principais protagonistas dessa comemoração. “A festa é deles, é um reencontro com a casa que lhes proporcionou conhecimento necessário para o exercício da sua profissão. O que se espera é que esse encontro possa fazer renascer as expectativas de que a profissão de engenheiro agrônomo pode contribuir e muito para o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou.

A Escola de Agronomia, juntamente com as de Administração, Engenharia, e a Faculdade de Caxias, foram a semente da Universidade Estadual do Maranhão. Desde então, a Uema tem crescido e a cada ano se empenha para elevar seu nível na qualidade do ensino, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidade para todos.