Comunidade Universitária define Lista Tríplice

Por em 27 de agosto de 2014

Durante toda a segunda-feira (25), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou eleições para composição da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da instituição, para o mandato 2015-2018. Entre as seis chapas que concorreram ao cargo, a comunidade acadêmica escolheu, como mais votada, a chapa 3, composta pelos professores Gustavo Pereira da Costa, como reitor e Walter Canales Sant’Ana, como vice-reitor.

O pleito, que aconteceu simultaneamente nos 25 centros da Uema, na capital e no interior, ocorreu com tranquilidade, e concluído nesta terça-feira à noite, quando o presidente do Conselho Universitário (CONSUN), reitor José Augusto Oliveira, recebeu das mãos do presidente da Comissão das Eleições, professor Vitor Hugo, o resultado final do certame.

Um eleitorado formado por estudantes, professores e servidores foi às urnas para escolher os próximos dirigentes da instituição. A Lista Tríplice divulgada ontem (26), com os respectivos índices de preferência da comunidade (IPC), tem em primeiro lugar os professores Gustavo Costa e Walter Canales (0,7478), em segundo lugar os professores Ribamar Gusmão e João Coelho (0,2373), e, em terceiro, José Gomes e Ivaldo Ferreira (0,1907).

A Lista será homologada pelo CONSUN amanhã (28), à tarde e, em seguida, encaminhada à governadora Roseana Sarney, que terá 15 dias para nomear os próximos reitor e vice-reitor, para um mandato de 4 anos, com início de gestão no dia 1º de janeiro de 2015.

Eleito com grande margem de votos em todos os segmentos da comunidade acadêmica, o professor Gustavo Pereira da Costa mostrou-se satisfeito com o resultado e avaliou o mesmo como fruto de sua trajetória na instituição, pelo trabalho como gestor nos últimos anos, especialmente como vice-reitor, e nas propostas apresentadas a todos os Centros da UEMA.

“Este foi um momento de exercício democrático na Universidade Estadual do Maranhão. Todos tiveram tempo suficiente para que pudessem avaliar as propostas dos candidatos e fazerem sua escolha. O trabalho que desenvolvemos na UEMA trouxe resultados positivos para o ensino, para a pesquisa e pós-graduação e extensão, e isso encheu a mim e ao prof. Walter de muito entusiasmo e coragem para avançar ainda mais. Além disso, buscamos consolidar o processo de amadurecimento acadêmico e institucional, com ideias novas e propostas compatíveis com as necessidades da Universidade”, pontuou o professor Gustavo.