Cursos técnicos da Uema são bem avaliados

Por em 14 de agosto de 2014

Os 13 cursos técnicos ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), nos 25 polos do e-Tec existentes no Estado, estão aptos a serem certificados pelo Conselho Estadual de Educação, após visitas técnicas realizadas pela equipe de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação (SEDUC).

De acordo com Rainilde Gomes Campos, supervisora de Inspeção Escolar da SEDUC, responsável pelo funcionamento de todas as escolas do Estado, os cursos atendem aos padrões legais exigidos. “Essa foi nossa primeira experiência, inspecionando cursos dessa modalidade. Nossa equipe encontrou polos extremamente organizados e em pleno funcionamento, com professores comprometidos e alunos motivados com a dinâmica e estrutura das aulas. O resultado foi surpreendente. Estão todos de parabéns”, ressaltou a supervisora.

A coordenadora do polo de Caxias, Socorro Crateús, afirma estar com a sensação de dever cumprido e destaca que a certificação reflete diretamente no desempenho dos estudantes. “É muito gratificante saber que nosso trabalho está evoluindo e alcançando resultados positivos. Isso se reflete diretamente no desempenho dos alunos, que agora se sentirão mais seguros, com a certificação. Isso só nos motiva a seguir em frente e nos aperfeiçoar sempre”, enfatizou a coordenadora.

A notícia foi dada durante o Encontro de Coordenadores de Polo e-Tec, que aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto. O Encontro, que é realizado a cada dois meses, tem como objetivo avaliar a dinâmica do trabalho desenvolvido nos polos e alinhar as estratégias para continuidade das ações.

Na ocasião, ainda, foram discutidos os seguintes temas: causas da evasão nos cursos técnicos da Universidade Estadual do Maranhão (Mauro Todaro); percepções dos coordenadores sobre os cursos: uma proposta de melhoria para novas ofertas; contextualização do trabalho da Inspeção Escolar no processo de reconhecimento dos cursos técnicos; ação pedagógica: análise, revisão e encaminhamento de procedimentos metodológicos necessários à conclusão dos cursos técnicos; panorama da situação atual dos polos e recomendações; situação acadêmica dos cursos; o cenário das atividades práticas; presença virtual e competências comunicativas.

Os coordenadores dos 25 polos do e-Tec, distribuídos em 18 municípios, estiveram presentes no Encontro. São eles: Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do  Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar, Timon e São Luís.

“Os encontros são fundamentais para analisarmos os trabalhos desenvolvidos nos polos, discutirmos as dificuldades enfrentadas, trocarmos experiências e, juntos, encontrarmos soluções com vistas à melhoria do padrão de qualidade dos cursos oferecidos, já que eles são tão dinâmicos”, enfatizou a coordenadora adjunta do e-Tec, Profa.Msc.Eliza Flora Muniz.