Estudantes da Uema participam de ?Guerras de Robôs?

Por em 4 de agosto de 2014

Um grupo de nove estudantes composto por alunos do Curso de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, recentemente, da 10ª Edição do Winter Challenge, organizado pela Robocore e realizado no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul – São Paulo.

O evento reúne equipes de todo o Brasil e do exterior para competir em diferentes modalidades das chamadas 'Guerras de Robôs', além de robôs de sumô, seguidores de linha e desafios inteligentes.

Na disputa, a Uema foi representada pela equipe “Hefesto”, formada pelos alunos Patrícia Macedo, Saulo Bom Jardim, Nairo Filho, Mylena Mendes e Elyéverton Ávila, Wesley Bezerra Silva, Evelyn Lima, Vitor Thomaz, Pedro Yago de Sousa.

De caráter absolutamente multidisciplinar, a tarefa de construção do robô de competição contou com o imprescindível apoio e a experiência das Equipes Bumba Meu Baja, Zeus (AeroDesign) e Coyote (Eficiência Energética), assim como dos professores Flávio Nunes e Maria Amália Castro, coordenador do Curso e chefe de Departamento de Engenharia Mecânica, respectivamente.

Essa foi a primeira participação da equipe Hefesto, pertencente ao Núcleo de Automação e Controle (NAuCo), situado no Nutenge, sob a orientação do professor Denner Guilhon, do Departamento de Engenharia Mecânica. Caracterizada como uma viagem de reconhecimento, a equipe teve o intuito e a missão de avaliar o seu primeiro protótipo de robô de sumô para a categoria autônoma de 3kg e verificar em quais outras categorias poderá vir a participar no futuro.

Sobre as atuais atividades da equipe, o professor Denner explica que os alunos estão compilando os resultados da viagem, que servirão como prestação de contas a ser apresentada para a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e para a Reitoria.

“Devido a natureza do projeto, esperamos poder realizar apresentações na comunidade dentro dos próximos meses dos resultados obtidos e dos próximos passos da equipe”, garantiu.