Gestores do CCSA ministram palestra no XXIX ENECS

Por em 4 de agosto de 2014

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor José Antonio Ribeiro de Carvalho, fez uma exposição sobre o Processo de Institucionalização da Sociologia no Brasil, no XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ENECS), realizado no campus Paulo VI, durante toda a semana passada.

O professor José Antonio apresentou o contexto histórico, tratando principalmente da década de trinta, como sendo decisiva para consolidação da sociologia no país. Ressaltou também a produção teórica dos primeiros manuais e dicionários de sociologia e da relação com o direito e a educação. O professor ainda destacou a presença e a ausência desta disciplina em vários momentos das reformas educacionais no Brasil.

Além disso, mencionou a lei 11.684/08, que institui a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio, relatando a experiência da criação do Curso de Ciências Sociais na Uema e da sua experiência como professor. Finalizou tratando da questão dos desafios, do ensino de sociologia, principalmente quanto a sua visibilidade e legitimidade nos currículos escolares.

Na oportunidade, o chefe do Departamento de Ciências Sociais da Uema, professor José Domingos Cantanhede Silva fez uma exposição sobre a experiência do Programa de Iniciação Docente/PIBID – Sociologia na Uema, sob sua coordenação de 12 bolsistas. Cantanhede comentou o enfrentamento das dificuldades nas escolas e das trocas de experiências com os supervisores, bem como do planejamento de ações na melhoria do ensino da sociologia.

O ENECS foi um evento que ofereceu aos estudantes de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, a oportunidade de interagir e discutir temas de relevância para sua formação cidadã e profissional, além da troca de experiências e conhecimentos, proporcionando de maneira crítica, o aprendizado e a conscientização do papel dos estudantes na percepção, leitura e atuação na realidade que o cerca.