Inaugurado o Centro de Estudos Superiores de Coroatá

Por em 12 de agosto de 2014

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, com sua equipe, inaugurou ontem (11), o Centro de Estudos Superiores de Coroatá (CESCR).

A solenidade aconteceu, às 11h, no auditório do Centro de Ensino Luiz Montenegro Tavares, local cedido pelo Governo do Estado para o funcionamento do Centro. Aproximadamente 300 pessoas participaram da cerimônia, entre estudantes do curso técnico de Segurança no Trabalho (modalidade a distância do E-Tec), e dos novos alunos do curso superior presencial de Enfermagem.

Participaram, ainda, do evento o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad e a prefeita de Coroatá, Tereza Murad. Os pró-reitores Maria Auxiliadora Cunha (PROG); Vânia Lourdes Martins Ferreira (Proexae); Porfírio Candanedo Guerra (PPG); o diretor do CESCR, Afi Ali Uthant; o prefeito do Campus, João Francisco de Azevedo; a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra; a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo; a coordenadora do E-Tec, Eliza Flora Muniz; as assessoras da reitoria, Euda Batista e Maura Araújo; o chefe de gabinete da Uema, Raimundo Rocha, professores, autoridades locais e convidados.

Na ocasião, a prefeita Tereza Murad falou sobre os benefícios de ter um Centro da Uema funcionando na cidade. “É um sonho realizado”, disse ela. E continuou: “Queríamos oferecer cursos superiores para contribuir com o crescimento de todos os cidadãos de Coroatá, dando-lhes a oportunidade de ingressar em uma universidade pública”, afirmou.

Ricardo Murad endossou as palavras da prefeita durante seu discurso e foi além. “Nossa intenção é que aqui tenha uma Cidade Universitária da Uema e isso inicia com este dia, que é um marco histórico para a sociedade coroataense”, disse o secretário.

Já o reitor José Augusto, em sua fala, cumprimentando os novos alunos de Enfermagem, cujas aulas tiveram início ontem mesmo. O professor explicou que a Uema se preocupa não somente com a formação dos profissionais que ela forma, mas com o desenvolvimento, a qualidade de vida e o bem-estar social de todos. Ele ainda reconheceu o momento como algo singular durante toda sua trajetória à frente da instituição.

“A instalação do Campus de Coroatá é uma singularidade na minha gestão. Este é o meu Campus. O Campus do meu reitorado. É a coroação da oportunidade que tive de dirigir a Uema por esses quase 8 anos”, disse José Augusto.

O Centro é dirigido pelo professor Ali Uthant, tendo como assistente a professora Regina de Fátima Cunha Silva. Ali, começou sua apresentação descrevendo como aconteceu o processo seletivo para o ingresso dos alunos no Curso de Enfermagem, primeiro curso ofertado pelo CESCR.

“Oferecer o Curso de Enfermagem é algo estratégico, por que aqui na cidade foi criado há mais ou menos 2 anos um Hospital de alta complexidade e, com isso, precisamos ter profissionais nessa área. Os alunos do curso terão um campo de estágio e, provavelmente no futuro, um local de trabalho”, disse Ali.

Depois da solenidade de abertura, houve o momento de descerramento da placa inaugural ao som da Banda Municipal de Coroatá.

À tarde, os alunos assistiram à aula inaugural, ministrada pelo professor Ali Uthant, cujo tema foi “O Papel da Universidade na Comunidade e a Enfermagem”.

O prédio onde funciona o Centro, dispõe de 13 salas, 2 laboratórios e 1 quadra poliesportiva, sendo que 5 delas serão destinadas à Uema. Segundo Ali, a expectativa é de expansão do Centro, mas isso só será possível após um planejamento adequado às necessidades dos cidadãos de Coroatá.