PPG abre inscrições para Curso de Especialização em Geografia Aplicada à Educação Ambiental no Cesi/Uema

Por em 18 de agosto de 2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema comunica que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Geografia Aplicada à Educação Ambiental. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de setembro no Departamento de História e Geografia, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz – Cesi/Uema.

O Curso de Especialização em Geografia Aplicada à Educação Ambiental constará de carga horária total de 390 horas, subdividida em 13 disciplinas de 30 horas, já contabilizado o trabalho de conclusão de curso. Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma, bem como à documentação exigida no processo seletivo, disponível no Edital N°24/2014-Ppg/Uema.

O Curso está organizado em três eixos de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos: Educação Ambiental em Áreas Urbanas; Educação Ambiental em Áreas Rurais e em Comunidades Tradicionais; e Educação Ambiental em Áreas Protegidas.

Serão oferecidas 45 vagas e mais 10% que serão destinadas aos servidores da Uema, sem quaisquer ônus para os mesmos. As aulas acontecerão uma vez por mês, às sextas-feiras, das 18h às 22h30, aos sábados das 7h30 às 12h e das 13h30 às 19h, e aos domingos das 8h às 12h no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), situado à Rua Godofredo Viana, nº 1.300, Centro, Imperatriz (MA).

Serão cobradas taxas de inscrição no valor de R$70,00 reais, de matrícula no valor de R$100,00 reais e 15 parcelas mensais de R$ 120,00 reais, todas devidamente pagas ao Instituto Superior de Educação, Assessoria e Desenvolvimento Humano – ISEADH. Em hipótese alguma haverá devolução de valores pagos referentes à inscrição, matrícula e mensalidades do referido Curso.

Detalhamento das etapas

Primeira etapa: de caráter exclusivamente eliminatório e constará da análise da documentação do candidato, de acordo com a documentação exigida para inscrição.

Segunda etapa: de caráter exclusivamente eliminatório será composta de um instrumento avaliativo: Análise de Currículo Vitae, feita por uma comissão de 3 professores designada pelo coordenador do curso;

Terceira etapa: de caráter exclusivamente classificatório e constará de Análise do Pré-Projeto; A nota mínima para aprovação no projeto é 7,0 (sete), numa escala de zero de dez; O Pré-Projeto será analisado a partir dos conteúdos dos seguintes itens:

a) apresentação do tema e definição do objeto;

b) delimitação do problema a ser investigado;

c) justificativa teórica de sua relevância;

d) breve revisão de literatura pertinente ao tema;

e) metodologia para a implementação do pré-projeto;

f) bibliografia de referência.