Professores da Uema prestigiam a abertura da II Mostra Estadual de Literatura


Por em 14 de agosto de 2014



A Secretaria do Estado da Cultura (Secma) promoveu, na noite de ontem (13), no Teatro Alcione Nazareth, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, a abertura da II Mostra Estadual de Literatura.

Estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão; a diretora Centro de Criatividade Odylo Costa, Ceres Costa Fernandes; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; o presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, Roque Pires Macatrão e a secretaria adjunta de Fomento a Economia Criativa, Laura Amélia.

Representando a Uema, participaram o professor Iran Rodrigues dos Passos, chefe da Editora da Uema; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor José Antônio Ribeiro e a professora do Curso de Letras, Maialú Moreira Félix, acompanhada dos seus alunos.

Na oportunidade, a secretária Olga Simão destacou: “iniciamos uma sequência de ações de fomento à literatura, dando continuidade a Mostra e preservando a cultura com planejamento e organização”. 

A Mostra, que conta com a participação das Academias de Letras de 19 municípios maranhenses, objetiva promover a interação entre as culturas literárias dessas cidades e expor, ao público visitante, a produção dos poetas, romancistas, contistas, cronistas, pesquisadores e historiadores dispersos pelas várias regiões do estado. Os trabalhos se estenderão até o dia 16 de agosto, sempre no horário das 14h às 21h, com a realização de palestras e o lançamento de livros.

De acordo com a coordenadora geral da Mostra, professora Ceres Costa Fernandes, a ideia é apresentar a riqueza dos escritores de diversas regiões maranhenses, por vezes somente divulgada em seus próprios territórios. Além de São Luís, participam representantes dos municípios de Arari, Vitória do Mearim, São Bento, Caxias, Imperatriz, Grajaú, Pinheiro, Viana, Esperantinópolis, Pedreiras, Brejo, Barreirinhas, Bacabal, Lago da Pedra, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Itapecuru-Mirim e Anajatuba.


Hoje (14), será proferida, a partir das 14h30, na Sala Nauro Machado, uma palestra pela professora do Curso de Letras da Uema, Dinacy Mendonça Correia, representando os municípios de Arari e Vitória do Mearim, com o tema “A presença feminina na Literatura Maranhense”. Em seguida, às 15h30, Agnaldo Mota, do município de Pinheiro, falará sobre “As 3 Bandeiras”. Às 16h30, Joaquim Haickel, representando Imperatriz, tratará sobre “Memória Audiovisual”.


 



Últimas Postagens