Seminário de Sensibilização e Motivação da Fruticultura Maranhense acontece na Uema

Por em 10 de agosto de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na manhã desta sexta-feira (8), o Seminário de Sensibilização e Motivação da Fruticultura Maranhense, que reuniu pesquisadores, produtores e estudantes no auditório do Cecen.

Participaram da mesa de abertura o secretário adjunto de Agricultura, Raimundo Coelho; o coordenador da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Hamilton Almeida; o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Eugênio Neves; o representante da Uema, Moisés Martins; além de representantes do Banco do Brasil; da Caixa Econômica; do Banco do Nordeste e do Branco da Amazônia.

O secretário de Agricultura, Raimundo Coelho, destacou o cenário favorável à fruticultura, como as condições climáticas e as terras prósperas para o cultivo no estado. “A Secretaria tem tentado se reorganizar para que tenhamos um programa de fruticultura para o Maranhão. Temos avançado nas cadeias produtivas de grãos e na pecuária de porte. As fruteiras nativas devem ser prioritárias, para se aproveitar o potencial nativo para a fruticultura que o estado possui”, lembrou o secretário.

De acordo com o coordenador da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Hamilton Almeida, o objetivo é destacar as potencialidades do estado, no que diz respeito à fruticultura, além de sensibilizar produtores, técnicos e profissionais. “Temos um estado de excelência para produção de frutas tropicais, por apresentar solo, clima e áreas extensas para o cultivo das mais diferentes fruteiras do país. É preciso evidenciar o potencial para que o Maranhão possa deslanchar no programa de fruticultura a nível nacional e internacional”, ressaltou.

O Seminário contará, ao longo do dia, com palestras que debaterão sobre Ações de Pesquisa, Cultivo, Políticas de Desenvolvimento e de Crédito Relativas à Fruticultura no Maranhão.