Violência e Segurança são temas de debate no I Seminário de Segurança Pública

Por em 20 de agosto de 2014

Dando continuidade às atividades do I Seminário de Segurança Pública da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi realizada na tarde de ontem (19), no auditório do Convento das Mercês-Praia Grande, uma mesa redonda intitulada “Violências e conflitualidades sob a ótica das políticas de segurança”.

Estiveram presente o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, José Antônio Ribeiro de Carvalho, coordenando a mesa; o coordenador do Grupo Gayvota do Maranhão, Betinho Lima; a coordenadora da Rede Brasileira de Prostitutas e do Movimento das Profissionais do Sexo Feminino, Maria de Jesus Almeida Costa; a representante do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), Ligia Santos e o professor  e antropólogo do Departamento de Ciências Sociais da Uema, Greílson José de Lima.

Cada representante dos grupos relatou as situações sobre a temática, apresentando dados e informações relevantes para discussão sobre os rumos da violência e da segurança pública.

Após os relatos, o professor Greílson José de Lima apresentou uma visão acadêmica e antropológica sobre o tema, destacando a importância e necessidade da implementação de políticas públicas para segurança e contra a violência voltada às minorias.

Ao final da mesa redonda, os alunos participaram fazendo questionamentos, enriquecendo o debate.