Abertura da III Semana de Física da Uema

Por em 2 de setembro de 2014

Nessa terça-feira (02), aconteceu no auditório da Biologia, a solenidade de abertura da III Semana de Física da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento, que nesta edição aborda o tema “Tendências e Perspectivas da Física no Século XXI”, tem 174 inscritos, entre estudantes do ensino médio, graduandos em Física, profissionais do ramo e de áreas afins.

Fizeram parte da mesa diretora da solenidade o reitor José Augusto Silva Oliveira, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; o diretor do Curso de Física, Márcio da Silva Tavares; e o presidente do Centro Acadêmico de Física, Giovanni Rodrigues Araújo.

Também estiveram presentes no primeiro dia, os professores David Azevedo, da Universidade Nacional de Brasília (UnB); Carla Goldman, da Universidade de São Paulo (USP) e Eduardo Valadares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante a abertura, o reitor José Augusto Silva Oliveira cumprimentou a todos os presentes, falou da importância de eventos desta natureza, por incentivar a troca de conhecimentos e consolidar a universidade como espaço fundamental para formação profissional. “As discussões que irão ocorrer aqui são importantes para o processo de aprendizagem. Acredito que vão despertar o desejo de muitos estudantes da área pela pesquisa acadêmica e também levar conhecimento para além dos muros da universidade”, declarou.

Já a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora ressaltou a evolução do Curso de Física e o empenho de todos para implementação da Semana. “O crescimento do curso depende do que queremos, de nossa atitude. Esta reunião para interação entre alunos, professores da Uema e de outras universidades é enriquecedora e só está sendo possível porque tivemos atitude”, disse.

A diretora do Cecen também parabenizou os alunos pelo interesse em participar do evento e desejou que seja bastante aproveitado. “Desejamos que, a cada ano, a Semana de Física se fortaleça e que sejam definidas novas linhas de pesquisa a partir do que for discutido aqui”, declarou Andréa de Araújo.

O professor Márcio, em sua fala, também desejou a todos uma Semana de debates proveitosa. “Esperamos um ambiente propício para produção e atualização de conhecimento. Trataremos de temas bem atuais da área de biofísica e biomédica, esclarecendo dúvidas e apontando os novos rumos que a Física tem trilhado no século XXI”, ressaltou.

Para o estudante Giovanni Rodrigues, a Semana se constitui um passo em direção ao projeto de reestruturação do curso, fazendo parte do patamar de eventos que impulsionam a pesquisa e inovação. “Estou certo de que iremos acrescentar bastante ao nosso conhecimento durante estes dias”, disse ele.

A III Semana de Física constitui um espaço de integração e discussão entre alunos e pesquisadores, abordando temas da Física, criando um ambiente de desenvolvimento de ideias e transmissão de conhecimento.