Alunas da Uema realizam projeto de extensão em escola de São Luís

Por em 24 de setembro de 2014

Alunas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) desenvolveram o projeto de extensão “Combatendo o Preconceito Racial na Escola”, na escola Menino Jesus de Praga, na Cidade Operária, que contou a participação de aproximadamente 80 alunos das duas turmas de terceiro ano, onde foram desenvolvidas diversas atividades.

Os objetivos do projeto foram disseminar informações que conduzissem ao combate ao racismo no âmbito escolar, partilhar saberes com o aproveitamento e a utilização de obras literárias, promover ações que conduzissem ao respeito e a igualdade entre os cidadãos, realizando a integração entre a Uema e a sociedade, orientando sobre a instauração no âmbito escolar de um ambiente propício ao respeito às diferenças e à valorização da diversidade, relacionada à história e à cultura negra.

Segundo a aluna da turma 302, Jucivânia Martins, “o projeto foi muito importante para aprender mais sobre nossos direitos, reconhecer a existência da discriminação racial para combatê-la, pois, infelizmente, esses problemas persistem em nossa sociedade. Todos nós temos direitos e devemos respeitar ao próximo, de modo a construirmos um mundo mais justo, respeitável e igual”.

Para a bolsista Keyciane Nunes, estudante do curso de direito da Uema, “a experiência foi muito válida, nunca tinha participado de um projeto de extensão, ampliei os meus conhecimentos, dilatei a rede de relacionamentos tanto dentro, quanto fora do ambiente universitário. Lamentavelmente, o racismo existe e o programa foi uma forma de mostrarmos suas consequências, antecedentes históricos, mas também de atacá-lo por meio da educação. Existem diversas leis anti-raciais que visam combater a discriminação racial e o preconceito. É fundamental que as pessoas conheçam, a fim de que possam exigir o seu cumprimento por parte de todos, inclusive do poder público”.

O encerramento do projeto culminou em uma palestra proferida pelo angolano, Osmilde Mirante, intitulada “A mídia na criação dos estereótipos do continente africano”. Além disso, foram realizadas premiações das melhores produções textuais com o objetivo de propiciar melhor fixação dos saberes compartilhados.